O que revela o placar da votação da denúncia?


O resultado da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer foi positivo mas revelou uma certa fragilidade na base aliada. Principalmente com relação ao PSDB, principal aliado do governo.

A bancada tucana rachou na votação. Dos 47 deputados da bancada, 22 votaram a favor do presidente e 21 contrários. Quatro estavam ausentes.

O ministério das Cidades, ocupado pelo deputado Bruno Araújo, é uma das posições mais cobiçadas pelo centrão, formado por PP, PR, PSD e PTB, que reúnem 142 deputados. Porém, também no centrão, houve dissidências: foram 32 votos contra o presidente.

O PSD foi o que registrou o maior de número pelo prosseguimento da denúncia. Dos 38 parlamentares, 14 votaram pela autorização da investigação pelo Supremo Tribunal Federal.

No PMDB, sete dos 63 deputados votaram contra a orientação da legenda. O partido fechou questão contra a denúncia e, por isso, esses parlamentares podem ser penalizados.

Governabilidade

O placar da votação mostra que o governo tem apoio além da maioria absoluta da Câmara, o que lhe garante governabilidade. É uma sinalização positiva para a votação de projetos de interesse do governo, em especial para a retomada das articulações com vistas à aprovação da Reforma da Previdência.

O resultado também deixa evidente que Temer tem gordura para queimar em uma possível segunda denúncia a ser apresentada pelo Procurador Rodrigo Janot.

Reforma da Previdência

O desafio que se apresenta para o governo é o de recuperar votos do PSDB para a reforma previdenciária. Foram 21
votos do partido contra Temer. Outros deputados da base governista também votaram contra. 101 votos ao todo. Terão a oportunidade de manter suas posições no governo caso votem a favor da reforma previdenciária.

Prosseguindo nos desafios,o governo terá que administrar as pretensões de quem votou a favor de Temer em tomar espaço do PSDB no governo. O alvo preferencial é o ministério das Cidades, hoje ocupado por Bruno Araújo. Segundo o Estadão a cobrança de posições no 2º e 3º escalão já começou.

Talvez nada aconteça no curtíssimo prazo. Outro desafio é o de estabelecer uma estratégia de comunicação que
neutralize a oposição de setores da mídia ao governo. Michel Temer está consciente de que o governo comunica mal e não usa o seu potencial para angariar mais apoio junto à população.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais