O poder moderador


A Festa do Bode (editora Alfaguara) é um dos romances mais importantes do peruano Mario Vargas Llosa. Com pesquisa histórica rigorosa e preocupação nos detalhes, ele recria a República Dominicana de meados do século XX para recontar a história do general Rafael Leonidas Trujillo Molina – o Bode – e a implacável ditadura que implantou no país durante seus 31 anos de governo.

A narrativa passeia pelos últimos dias da tirania do General Trujillo, em 1961, quando um grupo decide recorrer às armas para derrubar o ditador. E assim corre a história. O ditador visitava a amante oficial em dias e horas marcados. Um atirador se planta na estrada por onde o homem passaria, de volta para sua residência. Ali ele espera, bebe muito rum e abre fogo. Foram sessenta disparos. Fere o motorista, o carro capota, o ditador morre. O evento desencadeia o golpe dentro do golpe.

E depois mais um e mais outro. Até que um obscuro advogado, inteligente, discreto e eficiente, chamado Juan Bosch, é praticamente constrangido a assumir o poder, sob a severa vigilância dos norte-americanos que não queriam o surgimento de uma nova Cuba no Caribe. O livro é magnífico. Muito bem escrito e irônico no trato das coisas da política. O poder gira em torno de várias pessoas, mas elas simplesmente não conseguem assumi-lo.

A história do Brasil tem suas peculiaridades. No Império, o poder moderador, ou quarto poder, era exercido pelo Imperador. Ele tinha a faculdade de convocar eleições e dissolver o parlamento, sempre que as forças políticas não se colocassem de acordo com os principais objetivos nacionais. D. Pedro II governou o país por quase 50 anos, debelou revoluções, venceu a guerra do Paraguai, ultrapassou desavenças com Portugal, acabou com a escravidão e só foi deposto pelos republicanos, em novembro de 1989. Morreu em Paris, perto da amiga Condessa de Barral.

Na república brasileira o poder moderador foi o Exército. Os dois primeiros presidentes foram militares de alta patente. Depois, ao tempo da chamada República Velha, os líderes políticos se alternavam no poder dentro de regras específicas. Uma democracia de fachada. A crise de 1929, nos Estados Unidos, provocou falências dos barões do café em São Paulo. Os gaúchos aproveitaram o momento, marcharam até o Rio de Janeiro e colocaram Getúlio Vargas no poder. Ele, esperto, ficou trinta anos no Palácio do Catete.

Em 1945, os pracinhas, e seus chefes de alta patente, retornaram vitoriosos ao país – venceram o fascismo. A democracia voltou à moda. Os homens de verde continuaram a exercer o papel de tutores do regime político brasileiro. O presidente eleito foi o General Dutra. Isso explica em parte o golpe de 1964. E a dura lição que os oficiais generais receberam. Na medida em que extinguiram a política nos partidos, ela passou a ser exercida dentro dos quartéis. Além disso, é impossível governar sem os civis. A solução foi passar o poder para os profissionais da área e se recolher aos deveres da caserna.

No território criado pela Constituição de 1988 não há mais espaço para que os militares se envolvam com política. A história brasileira contemporânea evidencia que o Poder Judiciário ganhou novas e mais importantes funções. A devastadora investigação, chamada de Lava-Jato, é, sem dúvida, fato inédito no país. Nunca houve antes, neste país – para usar uma frase conhecida – nada semelhante à preocupação em apurar, detalhar e punir responsáveis. Um juiz de primeira instância do Paraná transformou-se em símbolo da justiça brasileira.

A ponto de a presidente da República tentar nomear o ex-presidente Lula para a chefia da Casa Civil com objetivo de lhe conceder foro privilegiado. Em outro plano, o Supremo Tribunal Federal passou a ter um protagonismo também jamais antes experimentado. Já mandou prender senador, líder do governo, em pleno exercício do mandato, determinou as normas do processo de impeachment e agora afastou do mandato e da presidência da Câmara, Eduardo Cunha.

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff segue seu caminho. Ela agoniza no cargo, inaugura obras inacabadas, faz viagens sentimentais de despedida e aguarda o momento final, que deverá ocorrer na próxima semana. O resultado de tantas investigações, cassações e prisões poderá conduzir ao poder um nome que esteja fora do atual ambiente político. Seria a festa do bode versão verde e amarela. Sem dúvida, o novo poder moderador no Brasil é o Supremo Tribunal Federal.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais