Agenda: Em eventual governo, Temer pode fundir Fazenda e Previdência

  1. Orientado pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, Michel Temer decidiu fundir os ministérios da Previdência e da Fazenda, como estratégia para garantir que o endurecimento das regras para a aposentadoria no Brasil seja colocado efetivamente em prática. Essa é uma das fusões que estão sendo estudadas pela equipe de Temer para que o número de ministérios caia a algo em torno de 23, ante os atuais 32. O plano prevê uma dezena de cortes e a criação de uma nova pasta, responsável pelas concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e privatizações, que deve ficar sob o comando do ex-ministro Moreira Franco (Estadão – p.A12). O presidente do BC não terá mais status de ministro, conferido ao posto desde 2004, quando Henrique Meirelles ocupava o cargo. A decisão foi tomada em reunião, na noite de domingo, com a presença de Meirelles, ministro da Fazenda no provável governo Temer. Perderão também status de ministro o advogado-geral da União e o chefe de gabinete da Presidência. No mesmo encontro, Temer decidiu que cortará dez dos atuais 33 ministérios (Valor).
  2. Em rápido pronunciamento “aos brasileiros”, o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), rebateu o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e negou que tenha tomado a decisão de anular o impeachment por “brincadeira” com a democracia, como o senador classificou a decisão de Maranhão. Maranhão disse que tomou sua decisão com base na Constituição, falou sobre sua trajetória profissional e encerrou o pronunciamento sem responder perguntas de jornalistas. “Tenho consciência o quanto esse momento é delicado, momento em que nós temos o dever de salvar a democracia e o debate”, afirmou (Veja on line).
  3. O ministro chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, admitiu ter conversado duas vezes com o presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), para tentar convencê-lo a anular a votação em que os deputados aprovaram a admissibilidade do impeachment de Dilma. Em entrevista, Cardozo disse que falou com Waldir Maranhão na última sexta-feira e se reuniu com ele na noite de domingo, com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), contrário ao impeachment (G1).

Agenda:

  • PP analisa pedido de expulsão de Waldir Maranhão (MA) do partido;
  • 15h – Senado vota cassação de Delcídio do Amaral.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais