O orçamento das Forças Armadas e o crime organizado


O que têm em comum o crime organizado e o corte nos recursos das Forças Armadas brasileiras? Tudo! Ambos não param de crescer e de se fortalecer. O crime organizado transnacional avança a passos largos para converter o Brasil e seus vizinhos em “novos méxicos” na América Latina. Com o corte de 44,5% do orçamento das Forças Armadas, este cenário torna-se ainda mais viável.

No ano passado, o Brasil deu um importante passo no sentido de impor um freio ao avanço da criminalidade nas fronteiras. Em novembro, o encontro liderado pelo presidente da República, Michel Temer, reuniu em Brasília representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Na oportunidade, foi apresentado o Plano Nacional de Segurança Pública, cujo o policiamento de fronteiras é um dos pilares mais importantes.

Toma lá, dá cá

A constatação é óbvia: sem cooperação internacional nenhuma iniciativa produzirá resultados. Além disso, são as grandes cidades brasileiras as que pagam os maiores preços por conta da violência alimentada pelas drogas e armas que ingressam no país via fronteiras.

Além disso, neste ano, o ministro da Defesa já se reuniu com seus homólogos da Bolívia e da Colômbia e o ministro da Justiça firmou recentemente acordo para fortalecer a cooperação policial com o Paraguai. Houve ainda reunião trilateral entre Brasil, Colômbia e Peru.

O incremento dos esforços conjuntos são fundamentais, pois estamos diante de um cenário cujos atores desconhecem completamente quaisquer limites, incluindo fronteiras.

No entanto, o corte nos recursos das Forças Armadas somados à instabilidade na presença de outros atores nas fronteiras como a Polícia Federal, joga por terra todo e qualquer esforço em atacar as organizações criminosas como o PCC e o Comando Vermelho, já presentes em vários países da região.

No ano passado, o mesmo governo que corta recursos, anunciou um aporte de R$ 1,4 bilhão para implementar as ações do Plano Nacional de Segurança. Não tem como as duas informações não criarem um ambiente de dúvidas e preocupação.

Desde 2012, as Forças Armadas têm sofrido cortes e contingenciamentos de recursos. Neste ano, apenas este último já alcança 40% do orçamento da Defesa, o que impactará diretamente na atuação das Forças e na implementação de projetos estratégicos que também têm como propósito, proteger as fronteiras terrestre, aérea e marítima.

Especulações e futuro incerto

Especula-se que o ministério da Defesa teria recursos para manter as Forças funcionando apenas até setembro deste ano e já se fala em redução de pessoal e do expediente e de um possível colapso geral nos meios militares caso essa situação não seja revertida até outubro.

Só para se ter uma pequena ideia do drama, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, vinculada ao Exército Brasileiro, e responsável por fiscalizar e monitorar o uso de explosivos, já perdeu a sua capacidade operacional. Na prática, isso significa não poder impedir o acesso a explosivos por parte das organizações criminosas dedicadas ao roubo de bancos e caixas eletrônicos.

Somente no Distrito Federal, foram 22 ataques a bancos e caixas eletrônicos desde o final do ano passado. O Brasil conta com 23 mil agências bancárias e 170 mil terminais de autoatendimento.

No dia 14 de agosto, no Palácio do Planalto, o presidente da República afirmou aos oficiais-generais promovidos e aos comandantes das Forças Armadas:

“Muitas vezes, tenho tido o privilégio de acompanhar nossos militares em operações em fronteiras remotas do país. Nessas ocasiões, além de constatar o trabalho essencial de defesa da nossa soberania, eu verifico o papel que nossas Forças Armadas desempenham na área social. Levam saúde, educação, serviços básicos a nossos compatriotas nos vários rincões do nosso país. Aliás, para tantos brasileiros, as Forças Armadas são a expressão visível da presença do Estado”.

Apesar da constatação, o corte nos recursos parece irreversível, segundo o ministério do Planejamento.

Diante desse quadro, as Forças estão sendo obrigadas a promover mudanças que comprometem suas operações. A Força Aérea, por exemplo, já havia planejado voar apenas 122 mil horas em 2017, mas será muito se alcançar as 100 mil horas. Já a Marinha se vê obrigada a manter ativos navios com mais de 35 anos de uso, apesar da imensidão da Amazônia Azul e da Bacia Amazônica.

Nas três Forças, todos os projetos estratégicos sofrem com a falta de recursos e muitos poderão simplesmente ser abandonados. Para a alegria da criminalidade organizada.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais