O mundo é uma bola e a do Brasil está murcha


Ontem, pela primeira vez na vida, fui a um jogo de beisebol. Confesso que, apesar de algum esforço, continuo sem entender a lógica. É um jogo truncado, cheio de nuances e sutilezas. Também é cheio de malandragem e os jogadores têm muita marra. Se acham o Romário.

Não é a primeira vez que assisto a jogos estranhos para brasileiros. Em 2002, vi uma partida inesquecível de futebol gaélico na qual 15 caras de cada lado chutavam, socavam e faziam embaixadinhas. Chutavam a bola na direção de uma trave que é, simultaneamente, igual à do nosso futebol e do rugby.

Tanto no beisebol quanto no futebol gaélico, o destaque é a organização. Tudo funciona perfeitamente e sem crises. Milhares de pessoas assistem com segurança e oferta abundante de comida e bebida. Inclusive cerveja. Com policiamento intenso e banheiros limpos. O resultado é uma frequência intensa, principalmente de crianças. Nada comparável à vergonha do nosso futebol.

O mundo é uma bola, e o Brasil reinou com seu futebol. Fomos superados por nossos defeitos e pela falta de profissionalismo. Podemos até vencer as Olimpíadas com nosso talento, mas estamos a anos-luz da organização necessária para tornar nossos clubes viáveis. O esporte é um espetáculo que, para gerar recursos, exige talento, estrutura e organização.

Na quarta divisão do futebol inglês, na qual assisti a dois jogos, a média de público na temporada passada foi de quase 5 mil pessoas por jogo! A Série A no Brasil tem como média cerca de 17 mil pessoas. Na Inglaterra, a Premiership tem algo em torno de 38 mil pessoas de público médio! O Manchester United tem média de 75 mil pagantes, além do fato de que os direitos de transmissão geram quase 2 bilhões de libras para os clubes.

O certo é que o mundo é uma bola, e a nossa está muito murcha.

Apesar do pessimismo com o qual entraremos em campo nos Jogos Olímpicos, é evidente que experimentamos um momento de trégua em relação à camisa verde-amarela. A chegada de Tite ao time principal e a volta de Neymar são duas apostas em vencedores e campeões.

Tite tem transmitido inspiração aos garotos comandados por Rogério Micale e um amigo carioca me contou que a atmosfera do Rio de Janeiro e o astral estão mudando às vésperas do início das Olimpíadas. Sabendo que o futebol é o mais belo dos esportes exatamente pelas surpresas que proporciona e depois de ver o que Portugal fez na Eurocopa, temos que nos render à lógica do famoso filósofo Caixa D’Água: “O jogo só termina quando acaba!”

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais