O fator PMDB no jogo do impeachment


Com a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acolher o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), cresceu ainda mais a importância do PMDB para a sobrevivência do governo Dilma.

Partido centrista e com vocação para a moderação, o posicionamento do PMDB poderá ser determinante para o futuro de Dilma. Caso os peemedebistas permaneçam aliados à presidente ou divididos com sua parcela majoritária ao lado do governo, as chances de Dilma Rousseff escapar do impeachment crescem. Porém, uma vez que a divisão mostre um PMDB mais oposicionista ou ocorra uma ruptura da sigla com o governo, as chances do impedimento de Dilma prosperar aumentam.

Desde a semana passada, alguns movimentos de importantes lideranças do PMDB chamam a atenção. Antes de Cunha acolher o pedido de impeachment de Dilma, o vice-presidente da República, Michel Temer, havia almoçado com os senadores tucanos José Serra (SP), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Tasso Jereissatti (CE), Fernando Bezerra (PSB-PE), Agripino Maia (DEM-RN) e com seus colegas de partido Ricardo Ferraço (ES) e Waldemir Moka (MS).

Até agora, Temer não se comprometeu com a tese em favor do impeachment, embora parte da oposição o assedie com o discurso do “governo de unidade nacional”. Ao mesmo tempo, o vice-presidente não condena publicamente o impeachment.

Nos bastidores, a leitura feita é que seu grupo não se movimentará para frear o andamento do impeachment de Dilma caso essa tese ganhe corpo na opinião pública.

Essa avaliação ganhou ainda mais força com a saída de Eliseu Padilha (RS), braço-direito de Temer, do Ministério da Aviação Civil.

A retirada de Padilha é vista como um sinal de que o PMDB está cada vez mais distante, aguardando os desdobramentos do cenário. Padilha faz parte do núcleo de peemedebistas próximos a Temer. Existe o temor de que a saída de Padilha se transforme no começo de uma debandada do PMDB do governo.

Outro acontecimento que levou muitos observadores do mundo político a fazer essa avaliação foi a carta enviada ontem por Michel Temer a Dilma, que acabou sendo vazada pelo Palácio do Planalto com objetivo de constranger o vice-presidente e homem-forte do PMDB nacional.

Partido com vocação para o poder, a tendência é que o PMDB aposte mais em sua própria sobrevivência, buscando não ser tragado pela atual crise. O próprio Eliseu Padilha, durante a coletiva em que anunciou sua saída do governo, relatou que atualmente o PMDB está “dividido” sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Segundo Padilha, Temer está aferindo a posição dos integrantes do partido para tomar uma posição sobre o tema em nome da legenda.

Profundo conhecedor do PMDB, o ex-ministro relatou que há três alas dentro da legenda: uma ala que defende o governo de forma “incondicional”, outra “mais ou menos neutra”, e uma terceira que “faz oposição”.

Ou seja, captar o sentimento majoritário no PMDB é fundamental para o grupo de Michel Temer continuar no controle da legenda. Diferentemente de outras legendas, o PMDB é um partido onde suas seções estaduais tem grande peso sobre seu posicionamento nacional. Assim, é fundamental Temer ser o representante desse sentimento majoritário para não ver ameaçado seu comando à frente do maior partido do país.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais