O afastamento do PMDB do governo


Desde a redemocratização, nenhum presidente da República teve o apoio integral do PMDB. Qualquer que seja o governo, o partido sempre esteve dividido na seguinte proporção: 60% governo; 20% oposição; e 20% independente. Na sua carta à presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer escreveu que 59,9% votaram a favor da aliança com o PT na eleição presidencial de 2014.

Em toda a gestão Dilma, apenas uma única vez a presidente contou com o apoio de 100% do PMDB. Foi quando o então deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB, abriu mão da candidatura à presidência da Câmara para apoiar Marco Maia (PT-RS). Em troca, o PT lhe prometeu apoio dois anos depois.

No primeiro teste do governo Dilma, o partido votou unido a favor do projeto de lei que tratava da política de reajuste do salário mínimo entre 2011 e 2015. Era uma mensagem ao Planalto: cumpram o acordo e terão o apoio do PMDB. Caso contrário, assumam as consequências.

Ao perceber, no início deste ano, movimentação comandada pelo Palácio do Planalto para fortalecer o PSD de Gilberto Kassab enfraquecendo o PMDB, o partido uniu-se novamente contra o governo. O resultado foi a vitória de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara e gestos de independência de aliados. O presidente do Senado, Renan Calheiros, devolveu ao palácio a medida provisória que revertia as desonerações da folha de pagamento.

Aos poucos, o governo conseguiu restabelecer o diálogo com o partido, mas não como antes. Hoje, como já admitem diversas lideranças do PMDB, a legenda está absolutamente dividida: 50% é contra o governo e 50% a favor. E não há qualquer liderança capaz de reunificar o PMDB. Nem mesmo seu presidente, Michel Temer. Na Câmara, o pêndulo está mais para a ala oposicionista. No Senado, há mais governistas. Alguns senadores chegaram a criticar o conteúdo da carta do vice.

A destituição de Leonardo Picciani da liderança do PMDB na Câmara foi mais um capítulo importante do distanciamento da legenda do governo. Foi o segundo movimento contra o Palácio do Planalto em apenas 24 horas. A troca trouxe algumas implicações importantes.

Em primeiro lugar, mostra que a maioria do partido na Câmara já optou por um caminho: ficará ao lado de Michel Temer e contra Dilma. Outro aspecto que merece ser considerado é que Leonardo Quintão (MG), o novo líder, tem um perfil mais crítico e independente do que Picciani. Foi por esta razão que o Planalto cogitou o seu nome para assumir a Secretaria de Aviação Civil em substituição a Eliseu Padilha.

Terceiro, o Planalto perdeu um canal institucional de diálogo importante com o partido. O governo não dialoga com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e com o vice, Michel Temer. Sem Picciani, perde o contato direto com a liderança do PMDB. Portanto, passa a depender mais ainda do senador Renan Calheiros, que pouco pode interferir no processo de impeachment conduzido na Câmara dos Deputados.

Mesmo após sua destituição, Picciani continuou tentando reverter a decisão. O próprio Palácio do Planalto tentou ajudá-lo nesse propósito. Temer, em reunião com Dilma, aconselhou-a a não se meter na disputa, sob pena de acirrar ainda mais os ânimos dentro do partido.

O distanciamento do PMDB reforça a necessidade de o governo aumentar seu diálogo com a ala governista do partido e com outros partidos da base aliada, em especial PP, PR, PSD, PDT, PROS, PRB, PMB.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais