Nelson Barbosa vai falar


O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, vai falar. Por meio de uma entrevista coletiva ou de documento/pronunciamento dizendo a que veio. Revelará o rumo e as linhas da política econômica que vai pôr em vigor. Eventualmente, também divulgará medidas econômicas. Enfim, “vai dar a real”.

Sua fala resumirá as seguintes mensagens: é possível apresentar uma solução para situação crítica da economia; em seguida virá a relação dos objetivos a serem alcançados; e finalmente quais as prioridades a serem perseguidas daqui para a frente.

O “Plano Barbosa” também terá como preocupação preparar o diálogo com o Congresso. São conhecidas suas ligações com o PT e com o ex-presidente Lula, mentor da presidente Dilma. Sem respaldo político, Barbosa irá ainda menos longe do que seu antecessor Joaquim Levy, concordam todos.

As propostas de Nelson Barbosa ficarão a meio caminho das pressões do PT para que ele adote uma série de medidas fiscais destinadas a tributar os mais ricos e os empresários e a intenção do ministro e da presidente de preparar um texto sobre os princípios da nova política econômica a ser implementada.

Representantes da base de apoio e do mercado financeiro acham positivo que o ministro revele com clareza suas ideias. Ele tomou posse às vésperas das festas de fim de ano. Não tinha nada a oferecer, obviamente, além de genéricas declarações de intenções.

Depois de passar as últimas duas semanas trabalhando com sua equipe, o ministro da Fazenda já tem um roteiro a ser seguido. Preocupado com a forte e sistemática desconfiança diante dos desconhecidos novos rumos da economia, conforme apontam os indicadores de conjuntura – principalmente câmbio, bolsa e juros -, o governo concluiu que dificilmente conseguirá dar uma nova partida na gestão econômica sem que Nelson Barbosa diga com precisão o que vai fazer, para que a partir daí se tome o pulso das reações.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais