MERCOSUL: Embates políticos que paralisam


O MERCOSUL enfrenta uma de suas piores crises desde sua criação quando os então presidentes Raul Alfonsín e José Sarney deram um passo na direção da integração e o fim das rivalidades regionais. Não se pode ignorar a importância histórica dessa aproximação e o que ela representou em termos de estabilidade política entre os vizinhos sul-americanos.

Desde então, o bloco patina para consolidar-se como um espaço vigoroso da união sul-americana em torno de um mesmo objetivo: o desenvolvimento. Um exemplo desse diagnóstico está nas negociações com a União Europeia para a constituição de um Tratado de Livre Comércio. São 20 anos de discussões, idas e vindas e nada de concreto.

O impasse atual que divide o bloco, apesar das declarações em contrário, ameaça estancar novamente as negociações que ganharam fôlego nos últimos meses.

No entanto, a atual crise não atinge apenas o MERCOSUL. Também a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) vive o seu momento de acefalia e relativo ostracismo. E podemos afirmar que pelas mesmas razões. A UNASUL que nasceu para pôr fim às tensões entre Colômbia e Venezuela à época de Álvaro Uribe e Hugo Chávez está agora na segunda divisão das prioridades nacionais.

O mandato do atual Secretário-Geral, Ernesto Samper, terminou no dia 20 de agosto. Nenhuma candidatura à sua sucessão foi apresentada. Nem mesmo ele que tem direito a mais um período à frente da entidade, o fez formalmente. Samper foi guindado ao posto quando Argentina e Brasil formavam uma força tríplice junto com a Venezuela.

Não há como negar que há desinteresse misturado com frustração, uma combinação que desanima qualquer país a buscar protagonismo por meio deste posto. A crise que afeta a região não é apenas econômica e/ou política, mas de identidade. A polarização deu-se de forma tão dura nos últimos anos que a construção de pontes neste momento parece impossível.

Hoje, a realidade sul-americana é completamente diferente. Os chamados “bolivarianos” já não dominam a região. Bolívia e Equador baixaram o tom da retórica de suas ameaças e apenas a Venezuela governada por um regime tão autoritário quanto corrupto, ainda resiste.

Importante não esquecer que desde abril deste ano, a Venezuela preside a UNASUL. Recebeu a presidência do mecanismo em um evento discreto e esvaziado sem a presença de um único Chefe de Estado. Em julho, deveria receber a presidência pro tempore do MERCOSUL, mas as mudanças políticas na Argentina, Brasil e Paraguai, não permitem. Em setembro, assumirá a presidência do Movimento dos Países Não Alinhados (MNA), do qual o Brasil é observador.

Também a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), sob a presidência da República Dominicana, parece esquecida. Pouco se fala da Comunidade Andina de Nações e da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), o contraponto da esquerda às empreitadas norte-americanas na região. O petróleo, principal combustível para dar musculatura ao mecanismo criado por Chávez, caiu de preço e com isso, tornou irrelevante este esforço.

O retrato que temos é desolador. Os embates políticos paralisam os mecanismos de integração e colocam em risco uma imagem relativamente positiva da região ante a comunidade internacional. Talvez o momento possa servir para que a região reavalie a quantidade de organismos criados e pouco funcionais e decida avançar para algo mais encorpado.

Quem sabe não é momento de se avaliar a criação de uma única entidade que abarque todas as atuais e contemple o político e o econômico ao mesmo tempo?

Marcelo Rech é analista no Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. E-mail: inforel@inforel.org.

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais