Maia anuncia calendário de votação da Previdência


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anuncia esta semana o cronograma de votação da Reforma da Previdência. O líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que a meta é concluir os dois turnos da votação até 15 de junho.

Nesta semana, a executiva do PMDB fecha questão em relação à reforma. O líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), disse contar com o apoio de mais da metade da bancada – formada por 64 deputados – para uma decisão favorável. Assim, o deputado do partido que votar contra pode sofrer algum tipo de punição e até ser expulso.

Veja AQUI uma explicação detalhada sobre o processo de votação da Reforma da Previdência. A proposta de emenda constitucional necessita de 308 votos para ser aprovada.

TENDÊNCIA: Primeiro turno na semana do dia 23 de maio

Convalidação de benefícios pode ser votado na Câmara

A Câmara pode votar, na terça-feira (16), Projeto de Lei Complementar que regulariza os incentivos fiscais concedidos por estados a empresas (PLP nº 54/15). Pela Constituição, os incentivos fiscais só podem ser concedidos com aprovação unânime do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mas muitos estados fizeram isso sem a concordância do conselho. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem decidido pela inconstitucionalidade dessas concessões, mas está aguardando o Congresso resolver o assunto, antes de adotar uma posição definitiva.

Pelo projeto, a validação dos benefícios concedidos sem o aval do Confaz dependerá não mais da unanimidade, e sim do voto favorável de, no mínimo, 2/3 dos estados (18) e de 1/3 de cada uma das cinco regiões do país.

Se a Câmara aprovar o projeto conforme ele saiu do Senado, seguirá para sanção presidencial; se houver alterações, retornará para análise dos senadores, que darão a palavra final.

TENDÊNCIA: Votação incerta, ainda sem acordo

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais