Lobby do funcionalismo dificulta ajuste


A pressão dos servidores públicos sobre o Congresso vem colecionando êxitos nos últimos anos. A única batalha expressiva perdida foi a manutenção do veto da presidente afastada Dilma Rousseff ao projeto que concedia até 78% de reajuste aos servidores do Poder Judiciário em 2015, embora em 2016 a categoria tenha arrancado do governo um aumento de até 41%.

A capacidade de mobilização e a atuação entre os parlamentares, tanto nos corredores do Congresso quanto nas bases eleitorais, conseguiram impedir que o Palácio do Planalto pudesse evitar aumento de despesas com o funcionalismo ou até mesmo avançar em pautas importantes para o ajuste fiscal. Especialmente na Câmara, onde as propostas do Executivo iniciam sua análise, o cenário é mais perigoso, pois os deputados são mais suscetíveis às pressões.

Em que pese a maior parte das derrotas palacianas terem ocorrido na era Dilma, não se pode atribuir os fracassos apenas à fragilidade de seu governo. O presidente interino, Michel Temer, também tem sofrido com a ofensiva. Na última semana, por exemplo, o lobby dos servidores deu mais uma demonstração de força ao obrigar o governo a desistir de dispositivo que vedava reajustes ao funcionalismo estadual.

Tal episódio é sintomático para as reformas fiscais que o governo pretende implementar. A PEC nº 241/16, que cria um limite para a expansão dos gastos públicos a ser cumprido por 20 anos, será um teste crucial para o governo Temer.

A proposta de Reforma da Previdência também “será uma luta feroz”, como admitiu o próprio presidente interino. Ao que consta, haverá mudança também nas regras de aposentadoria do setor público. As pressões dos sindicatos e das bases serão intensas e podem reduzir o alcance das medidas.

Como se trata de reformas constitucionais, a exigência de quórum elevado para aprovação (308 votos na Câmara e 49 no Senado em dois turnos de votação) há um grande risco de que o alcance das medidas seja reduzido. A expectativa de assessores governistas é a de que, sendo confirmado o impeachment, Temer ganhe mais musculatura política e consiga manter sua base parlamentar em total sintonia com o Planalto.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais