Leitura Obrigatória: Lula tinha ‘pleno conhecimento’ de esquema, diz Duque


Em seu primeiro depoimento à Lava-Jato, Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, fez acusações contra o ex-presidente Lula. Segundo Duque, no PT, “todos sabiam” da existência do esquema. “Desde o presidente do partido, tesoureiro, secretário, deputados, senadores, todos sabiam”, repetiu. O depoimento foi prestado em ação penal em que o principal alvo é o ex-ministro Antonio Palocci e na qual Lula não é réu.

Dias Toffoli

Depois da soltura de José Dirceu pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os empresários Flavio Henrique de Oliveira Macedo e Eduardo Aparecido de Meira, presos e condenados juntamente com o ex-ministro, pediram – na tramitação do habeas corpus de Dirceu – a extensão da ordem de revogar a prisão que lhe foi concedida, alegando situação idêntica. Por ter sido o autor do voto vencedor no julgamento do habeas corpus de José Dirceu, Toffoli passou a ser o relator para a redação do acórdão e também para outras “questões incidentes” no processo, como os pedidos de extensão. O fato é inédito pois habitualmente os pedidos de extensão são julgados pelo relator do processo, no caso, o ministro Fachin.

TSE cassa governador e vice-governador do Amazonas

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou hoje (4) a cassação do mandato do governador do Amazonas, José Melo (Pros). Ele foi condenado por compra de votos nas eleições de 2014, quando foi reeleito no segundo turno com 55,5% dos votos. A decisão tem efeito imediato. A maioria dos ministros entendeu também que novas eleições diretas devem ser realizadas no Amazonas ainda neste semestre. O vice-governador, Henrique de Oliveira (SD), também foi cassado.

STF abre caminho para ação contra governadores

Após a decisão do STF em que o STJ não precisa obter autorização prévia da Assembleia Legislativa para abrir ação penal contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) a corte unificou a decisão e ela passa a valer para todos os ocupantes dos cargos. Na lista de denunciados constam hoje: os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Pará, Simão Jatene (PSDB); do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB); de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB); e do Amapá, Waldez Goés (PDT). 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais