Leitura obrigatória: Antecipação das eleições seria gesto de grandeza de Temer, diz FHC


Em nota para o jornal O Globo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que, apesar de ter classificado anteriormente como “golpe” a ideia da oposição de antecipar eleições, em face da arua crise, falta “legitimidade” ao presidente e que a medida seria um “gesto de grandeza” para atender a um pedido popular.

“A ordem vigente é legal e constitucional (dai o ter mencionado como “golpe” uma antecipação eleitoral), mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto”, afirmou o ex-presidente.

No mesmo dia a página oficial de FHC publicou um texto do colunista da Folha Bernardo Mello Franco sobre pedido de realização de nova disputa eleitoral e adicionou a hashtag #voltafhc. Xico Graziano, responsável pelas redes sociais de FHC, excluiu o post e afirmou que foi um erro de sua equipe.

João Doria também expressou descontentamento com a decisão do partido em permanecer na base aliada e disse se tratar da “velha política” que tanto critica. Disse também que seria prudente para o partido resolver rapidamente a questão de Aécio neves “para preservar a imagem do PSDB”.

Ministro da Cultura

O ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, enviou nesta sexta-feira ao presidente Michel Temer o seu pedido de demissão. Ele havia assumido a pasta em 24 de maio, em substituição a Roberto Freire, que deixou o MinC em 18 de maio, um dia após o GLOBO mostrar que Temer deu aval a Joesley Batista, dono da JBS, para comprar o silêncio de Eduardo Cunha na cadeia.

 

Temer avalia situação jurídica

Às vésperas de uma nova denúncia por parte da PGR, o presidente Michel Temer reuniu-se com o jurista Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontrou ocorreu nesta quinta-feira, no Palácio do Jaburu, e teve a participação ainda do ministro da Justiça, Torquato Jardim. O ministro Velloso disse ao GLOBO que é amigo de Temer há décadas e que às vezes atua como conselheiro jurídico informal. O presidente ligou para o ex-ministro do STF na última quarta-feira, combinando o encontro desta quinta, que durou até o início da noite.

Com informações da Folha, O Globo e Globo News.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais