Lava-Jato atingiu imagem de Temer


Na pesquisa que realizou recentemente, o instituto Datafolha perguntou a opinião dos entrevistados sobre a participação ou não do presidente Michel Temer nos escândalos investigados pela Operação Lava-Jato.

As respostas mostraram que a opinião pública tem a percepção de que o presidente teve participação nos escândalos. Também avalia criticamente a decisão de Temer de demitir os ministros sob suspeição de envolvimento com corrupção somente se, eventualmente, eles se tornarem réus na Justiça.

Embora o clima político contribua para que a opinião pública tenha essa avaliação negativa, o fato é que a Lava-Jato tirou pontos importantes da popularidade do governo.

70% acreditam que Temer “participou do esquema”

Ao serem questionados se “o presidente Michel Temer teve participação direta ou não nos esquemas de corrupção descobertos pela Operação Lava-Jato”, mais de 70% disseram acreditar que sim.

Sobre os ministros investigados pela Lava-Jato, a maioria entende que o presidente deveria demiti-los.

A opinião sobre a participação direta ou não de Michel Temer na Lava-Jato chama a atenção, pois o presidente não foi mencionado como destinatário de propina, algo que tem ocorrido com diversos políticos. Mesmo assim, a maioria dos entrevistados entende que Temer “participou do esquema”.

Uma explicação para isso pode ser o fato de nove ministros de seu governo serem investigados pela Lava-Jato. Vale lembrar que alguns desses ministros são muito próximos a Temer, o que pode ter atingido negativamente a sua imagem.

Embora a economia seja um tema fundamental para que Michel Temer possa melhorar o seu nível de popularidade, é necessário um gerenciamento dos “estragos” que a Lava-Jato está produzindo em sua imagem e na de seu governo, pois a bandeira da ética está sendo muito cobrada pela opinião pública em relação ao sistema político como um todo.

Nesse ambiente, qualquer suspeita de envolvimento com desvios éticos leva a opinião pública a se posicionar criticamente em relação aos governos, políticos e partidos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais