Inventando a democracia


Para Martin Hilbert, especialista alemão em comunicações, a era digital está destruindo a democracia. Segundo ele, na democracia, tal como inventada nos tempos modernos, era impossível consultar todas as pessoas sobre todos os assuntos. Daí a eleição de representantes que decidiriam pelos representados. Com o avanço das telecomunicações, da internet e das redes sociais, a consulta sobre qualquer tema junto a todos os cidadãos já é possível. Por outro lado, essa mesma tecnologia que amplia oportunidades pode vulnerar a privacidade.

Para Hilbert, a democracia representativa precisa se reinventar para não se transformar em uma ditadura da informação onde quem controla o processo tecnológico fica em vantagem.

A vantagem do controle da tecnologia

E o que significa o controle do processo? Ter acesso privilegiado aos hábitos, aos interesses e até aos pensamentos do eleitorado a partir do controle das telecomunicações e das redes sociais. Decorreria daí, naturalmente, o fim da privacidade. Hilbert aponta como um grave retrocesso a lei aprovada nos EUA que permite a venda de dados pessoais dos consumidores de serviços como Netflix, entre outros.

No Brasil, o risco que essa possibilidade representa é ainda mais grave. Pois aqui vivemos uma democracia fragilizada pela debilidade da representação, pela precariedade do fluxo de informação e por uma educação deficiente. Privacidade ainda não é um direito plenamente exercido por nossa cidadania. Talvez o que reste de privacidade para o brasileiro decorra mais de atraso tecnológico que de respeito à intimidade de cada um.

Concordo com Hilbert quando ele diz que a democracia representativa tem de ser reinventada. No Brasil, porém, com tudo o que vimos devido ao naufrágio fiscal da era Dilma e aos desdobramentos da Operação Lava-Jato, a democracia precisa primeiro ser inventada.

A era digital nos atinge em cheio com um sistema político precário e em meio a uma sociedade carente de informações. Pulamos do analfabetismo funcional para a era da hiperinformação, dos factoides, das redes sociais e da pós-verdade. Tudo em bases frágeis de educação e cultura. Pior, com baixa capacidade de reflexividade sobre o que é dito e consumido. O naufrágio fiscal e a Lava-Jato nos impõem um recomeço. O desafio é como recomeçar num momento em que o mundo político se encontra em frangalhos. As redes sociais, ao mesmo tempo que são uma ameaça, podem ser o instrumento de construção dessa democracia que ainda não temos.

Publicado na Isto é em 28/04/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais