Ibope: Lula lidera índice de rejeição


O Ibope realizou uma pesquisa (13 a 17 de fevereiro) para medir o potencial de voto e rejeição dos pré-candidatos a presidente da República nas eleições de 2018.

Hoje, o maior o potencial de votos (soma dos índices “com certeza votaria nele” e “poderia votar nele”) pertence a ex-senadora Marina Silva (41%) e ao senador Aécio Neves (40%), seguido pelo ex-presidente Lula (33%), o senador José Serra (32%), o governador Geraldo Alckmin (30%) e o ex-ministro Ciro Gomes (19%).

A maior rejeição é de Lula (61%), seguida por Serra (52%), Alckmin (47%), Ciro (45%), Aécio (44%) e Marina (42%).

Nota-se que em relação à pesquisa de outubro, a rejeição de Lula aumentou seis pontos percentuais (de 55% para 61%), enquanto seu potencial de votos caiu oito pontos (de 41% para 33%). No período, a rejeição do ex-presidente foi a única que cresceu acima da margem de erro (dois pontos para mais ou para menos)

Entre outubro do ano passado e fevereiro de 2016, o índice de rejeição dos demais possíveis candidatos caiu: Marina recuou oito pontos; Ciro, sete; Alckmin, cinco; Aécio, três; e Serra, dois.

Porém, o aumento da rejeição em Lula não se refletiu num aumento do potencial de votos dos outros pré-candidatos.

O levantamento mostra que:

  1. As denúncias contra o ex-presidente Lula (PT) atingiram fortemente sua imagem, elevando sua rejeição para mais de 60% e comprometendo seu potencial de voto caso a sucessão de 2018 ocorresse hoje;
  2. O senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (REDE) têm o maior potencial de votos, fato que pode ser explicado pelo recall da última disputa presidencial;
  3. Aécio é o nome mais competitivo do PSDB;
  4. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) tem o potencial de votos mais baixo;
  5. Lula reduziu seu potencial de votos ao mesmo patamar do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e do senador José Serra (PSDB-SP).

Embora a maior rejeição seja a de Lula, os demais nomes também têm um índice elevado (acima de 40%), o que mostra uma alta insatisfação da opinião pública com a política, o que dificulta que algum dos postulantes ao Palácio do Planalto assuma neste momento um favoritismo.

Projeto Lula 2018 está comprometido?

Ainda é cedo para afirmar se uma nova candidatura do ex-presidente Lula está inviabilizada. Porém, caso sua elevada rejeição não seja reduzida, o projeto Lula 2018 ficará comprometido. Mesmo que o ex-presidente ainda conte com um eleitorado fiel (cerca de 1/3 do eleitorado), ele corre o risco de ficar de fora até mesmo do segundo turno.

Tendo Aécio e Marina mais potencial de votos e menor rejeição que o ex-presidente, o segundo turno hoje seria disputado entre eles. O que não é algo positivo para o PSDB, já que no atual cenário de desgaste da política tradicional, Marina pode capitalizar esse sentimento em seu favor.

Ainda é cedo para saber se Marina Silva será realmente o nome que capitalizará politicamente a crise atual em seu favor. Mas a presença da ex-senadora nas primeiras posições sugere que há espaço para uma candidatura com o seu perfil.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais