Pedido de prisão de marqueteiro traz mais tensão ao PT


A nova etapa da Lava-Jato, desencadeada na manhã de hoje, é potencialmente preocupante para o governo. A prisão do marqueteiro do PT, João Santana, foi decretada na 23ª fase da operação deflagrada na manhã desta segunda-feira. Estão sendo investigados supostos pagamentos a João Santana e sua mulher, Mônica Moura, pela Odebrecht em paraísos fiscais. João Santana foi responsável pelas campanhas do ex-presidente Lula em 2006 e da presidente Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

Consequências da prisão para o PT

A operação acontece em um momento difícil para o PT, cuja principal liderança – Lula -, enfrenta denúncias envolvendo a posse irregular de um sítio em Atibaia e um apartamento no Guarujá, ambos em São Paulo. Mas o principal problema atinge a presidente Dilma Rousseff. Há uma investigação em curso no Tribunal Superior Eleitoral que apura a ocorrência de abusos de poder político e econômico na eleição da chapa vitoriosa em 2014.

Pedido de prisão de marqueteiro traz mais tensão ao PT

A prisão de João Santana poderá trazer novos elementos para o caso e influenciar no julgamento da presidente. O ministro da Comunicação Social (e tesoureiro da campanha), Edinho Silva, também é alvo de investigação no STF por suposto envolvimento na Lava-Jato.

Especialistas em direito eleitoral consultados pela Arko Advice afirmam que novos elementos não podem ser adicionados ao processo em curso, que deve concentrar-se nos elementos e provas apresentados na ação inicial. De qualquer forma, reconhecem a possibilidade de novas revelações interferirem no posicionamento de alguns juízes. Influenciada pela operação Lava-Jato, a maioria do TSE decidiu reabrir a análise das contas da chapa Dilma-Temer.

Até o momento, as acusações contra a chapa Dilma-Temer eram baseadas em delações. A eventual existência de conta no exterior para pagamento da campanha agrega um problema adicional. Hoje, não há maioria para cassar a chapa PT-PMDB, mas com surgimento de fato novo o quadro pode mudar.

A nova operação vem em mal momento para o governo, que tenta emplacar um conjunto de propostas para reduzir o gasto público. O episódio pode ter impacto sobre a viabilidade dessas medidas no Congresso.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais