Governo teme aprovação de fim da multa do FGTS


Em período de intensa crise econômica, o governo está preocupado com um projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Trata-se de proposta que extingue a multa devida pelos empregadores sobre o montante dos depósitos devidos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) durante a vigência do contrato de trabalho, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pronto para análise do plenário.

Na prática, o projeto extingue o adicional de 10% sobre o valor da multa de 40% sobre o FGTS, paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa. Esse adicional tinha como função obter recursos para cobrir o rombo dos expurgos inflacionários dos Planos Verão (1989) e Collor (1990). Para o senador tucano, a recomposição desses valores foi integralmente cumprida em julho de 2012.

“Os valores que foram recolhidos a título de adicional do FGTS após essa data não estão sendo destinados a saldar as dívidas do Fundo. O valor dessa contribuição está sendo destinado ao caixa único do Tesouro para viabilizar o alcance de superávit primário, tendo em vista os desmandos verificados nas contas públicas”, disse Cássio.

O Congresso já havia aprovado um projeto similar. Mas, segundo Cássio, “inexplicavelmente a presidente da República vetou integralmente a proposta”.

A contribuição da multa foi criada em 2001, para cobrir rombos nas contas do FGTS provocados pelos Planos Verão e Collor

1, de combate à inflação, em 1989 e 1990. A última parcela das dívidas geradas com os planos econômicos foi paga em junho de 2012.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais