Fogo contra fogo


Tardou, mas o Congresso começou a reagir ao Poder Judiciário. Nada de novo. Era mais do que esperado. Até mesmo pelo fato – sem fazer juízo de valor – de que recentemente o Judiciário tomou várias medidas que, pelos critérios do mundo político, oscilaram entre o ativismo judicial e a judicialização da política.

Por exemplo, a prisão de um senador da República sem prévia autorização. Ou, ainda, a invasão de instalações do Senado com mandado de juízo de primeira instância. As longas prisões preventivas também causaram espécie. E, ainda, a determinação de condução coercitiva sem prévio convite.

Para coroar o momento de ápice político, o Ministério Público mandou ao Congresso – no meio da maior e mais bem-sucedida operação anticorrupção do planeta – uma série de medidas como se as que existissem não tivessem sido suficientes para assegurar o amplo e retumbante êxito da Operação Lava-Jato.

O problema é que em meio às medidas anticorrupção, que ninguém leu e ninguém pode ficar contra, sob pena de ser execrado pelo pensamento politicamente correto, vieram algumas pérolas: o famigerado teste de integridade, já conhecido como teste de infidelidade João Kleber; e a admissão de provas ilícitas colhidas em boa-fé.

Naturalmente, o timing dos setores do Judiciário não é o mais adequado. Ao invés de se concentrar em fazer bem-feita a Operação Lava-Jato e propiciar ao país uma ampla limpeza do mundo político, quer fazer tudo ao mesmo tempo agora.

Não é estranho que uma reação venha a ocorrer, visando reduzir o ativismo do Judiciário. Em especial, pelo fato de que o Supremo Tribunal Federal (STF) se mostra dúbio perante a inquietação que emerge das instâncias inferiores.

O STF deu uma no ferro e outra na ferradura. Admitiu a prisão de condenados em segunda instância, medida flagrantemente inconstitucional para muitos. E, por outro lado, rejeitou – como esperado – o uso de provas ilícitas no caso do ex-senador Demóstenes Torres.

Sem o STF para arbitrar e conter o tsunami das esferas inferiores, que claramente buscam instalar um novo direito, o Congresso – de forma temida e desarticulada – tenta contrabalançar a goleada que recebe. E, pior, tenta, de alguma maneira, salvar o prejuízo da tragédia que decorrerá da delação de Marcelo Odebrecht.

O cardápio da reação é amplo e variado. Inclui proibir transmissão de sessões de natureza penal da Justiça; passar pente-fino nos absurdos salários de juízes e de desembargadores; robustecer as regras de combate ao abuso de autoridade. A reação veio de forma rasa e midiática: “querem acabar com a Operação Lava-Jato”.

Ora, qualquer um menos privilegiado mentalmente sabe que a Lava-Jato não vai acabar. Sabe também que muito do discurso judicial visa ampliar franquias do Judiciário que resvalam em direitos e garantias. Sabe ainda que o Congresso não se comportaria passivamente diante do risco de ser tragado por investigações e por ativismo.

Resta torcer para que os líderes das várias instituições tenham juízo para conduzir o país neste momento. Lembrando que estamos saindo da mais grave crise econômica desde os anos 30 do século passado e que muito há que ser feito para chegarmos bem a 2018.

Publicado no Blog do Noblat em 17/11/2016.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais