Enigma a ser decifrado

Desde os anos 80 venho a Portugal. Nos anos 90, por conta de uma promessa, as viagens tornaram-se anuais. Ainda que fossem pontuais e específicas, não pude deixar de ver as transformações ocorridas no país.

Em outro plano, Portugal vive no meu íntimo devido à minha antiga preferência por Eça de Queirós, o maior escritor de nossa língua. Talvez resista dentro de mim um pouco da nostalgia portuguesa. Uma nostalgia de tempos que não vivi.

Agora, neste exato momento, escrevo este artigo/crônica no Parque da Exposição de 1998. Aqui, uma arquitetura futurista está assentada sobre uma imensa calçada composta por tradicionais pedras portuguesas.

Centenas de estudantes e de turistas caminham para ver o espetáculo do Oceanário, onde o novo e o antigo se encontram.

Portugal é um enigma para a imensa maioria dos brasileiros, os quais, por desinformação e preconceito, não se interessam em desvendar. Ainda bem que alguns que conheço veem de outra maneira. Como diz José Múcio, Lisboa é Lisótima!

Por isso discordo sempre quando alguns desavisados atribuem nossos infortúnios à colonização portuguesa. Temos é que agradecer, pois os portugueses nos legaram um imenso país com ampla diversidade. Um fado tropical

Um país tão pequeno legou ao mundo uma nova pátria onde, a cada centímetro, há um pouco de Portugal. Ruy Guerra e Chico Buarque disseram: “Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal/ Ainda vai tornar-se um imenso Portugal”.

Ao viajar pelas pequenas estradas de Portugal, me imagino um Jacinto de Thormes, personagem de Eça, reencontrando o que nunca vivi. Sem saudades do progresso tecnológico, na expectativa da felicidade na simplicidade da terra simples.

Já n’outro tempo, vejo o arrojo das formas futuristas do Oceanário. O paradoxo entre o novo e o antigo em Portugal se debate para o adiante. Sinto-me, de forma diferente mas parecida, o outro Jacinto dos tempos de Paris. Como o homem duplicado de Saramago: igual, mas diferentemente igual. Enigma a ser decifrado tal qual o caos de nossas dúvidas.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais