Personagem da semana: José Serra


Conhecido por seu caráter pragmático, José Serra, ministro das Relações Exteriores, mal assumiu e já tomou uma série de trouxe de medidas eficazes. O tucano aceitou chefiar o Itamaraty após a pasta ser anexada à Secretaria-Geral da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Agora, resta saber se Serra substituirá Jucá no planejamento.

Twitter

Logo depois de assumir o novo cargo, Serra comentou a tramitação de dois projetos de sua autoria no Congresso Nacional.

Youtube

Na cerimônia de transmissão de cargo, o ministro definiu prioridades da política externa brasileira.

Site

Análise sobre a nova política externa publicada por Matias Spektor em seu blog no dia 26/05:

Sete apostas de Serra

O governo interino promete chacoalhar a política de comércio exterior herdada do PT.

Trata-se de aposta ambiciosa, pois há pouco tempo para negociar e reverter décadas de uma política equivocada, cujo efeito mais direto foi deixar o país e seus cidadãos mais pobres. Mas há bons motivos para ter alguma esperança, pois tudo o que o governo precisa fazer é mostrar espírito propositivo e sede por criar comércio novo.

Leia mais…

 

Blog

No site oficial do ministro, há uma seleção com artigos dele. O mais recente é do dia 12/05.

Senado Federal: Penúltimo Ato

Se tudo caminhar como o previsto, o Senado já terá acolhido, até esta quinta-feira, o juízo de admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A partir daí, ela permanecerá afastada do cargo até os senadores decidirem, em até seis meses, sobre o impeachment propriamente dito. Creio que a Casa decidirá pelo afastamento definitivo de Dilma bem antes desse prazo.

Leia mais…

Instagram

Na segunda-feira (23), o ministro reuniu-se com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na Casa Rosada. O encontro tinha como objetivo tratar da relações entre os dois países e da consolidação do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Facebook

No facebook, Serra postou uma foto do momento em que assinou o memorando da criação de um mecanismo de coordenação política Brasil-Argentina.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais