Em noventa dias, um mar de riscos


Vencida a etapa do impeachment,o presidente Michel Temer (PMDB) tem pela frente um mar tormentoso de riscos que devem ser cuidadosamente considerados. Pois, de acordo com sua intensidade e dano, podem ou não afetar o seu governo. O período crítico situa-se nos primeiros 90 dias após a sua confirmação no cargo. Este será um período especialmente delicado, devido tanto aos desdobramentos da Operação Lava-Jato quanto às dificuldades de avanço da agenda de reformas no Congresso.

Destacamos que alguns dos riscos têm características sistêmicas e podem agravar os demais. No pior cenário, pode haver um comprometimento fatal para o governo – possibilidade remota – ou um comprometimento parcial da governabilidade. O que resultaria em entraves para o andamento da agenda das reformas.

O que pode causar o pior cenário? Basicamente, como veremos adiante, duas hipóteses: uma denúncia gravíssima do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara, ou uma repercussão igualmente grave relacionada à Operação Lava-Jato. Em especial, à delação do empresário Marcelo Odebrecht.

No entanto, o cenário mais provável é um cenário de dificuldades mas de avanços, como veremos adiante. A seguir, em ordem cronológica, avaliaremos os riscos do governo Temer, as tendências e os prognósticos.

Eduardo Cunha

O maior risco para o governo Michel Temer é Eduardo Cunha, ex-líder do PMDB e ex-presidente da Câmara dos Deputados. Um problema que cresceu mais do que deveria e que coloca em questão a capacidade de o governo Temer defender ou não Cunha no Congresso. Como defendê-lo sem ameaçar o já precário equilíbrio político do país? Como não defendê-lo e sofrer, eventualmente, retaliações de Cunha contra o governo? Cunha absolvido pode detonar uma mobilização da oposição. Condenado pode entrar na lista de denunciados e, eventualmente, atingir a imagem de Michel Temer. Especulações sobre revelações destruidoras e a sua agressividade dependem do desenrolar dos fatos, sendo prematuro dizer que sua cassação poderá deflagrar um processo que inviabilize o governo.

Delação de Marcelo Odebrecht

A delação do empresário Marcelo Odebrecht é, provavelmente, o segundo mais sério risco do início do governo Temer, na fase pós-impeachment. Por quê? Porque pode atingir políticos importantes da base aliada e, eventualmente, ministros. No pior cenário, que é improvável, o governo poderá ser inviabilizado em meio a uma grave crise política. Cenário mais provável. O governo e a base aliada vão sofrer sérios desgastes, mas a governabilidade de Michel Temer, salvo fato extraordinário, será preservada.

STF em ritmo intenso

Espera-se que inquéritos da Lava-Jato no STF ganhem novo ritmo pós impeachment. Porém o número de nomes fortes investigados é imenso o que pode ter desdobramentos e, em consequência, gerar tensão adicional ao ambiente político. O tema poderá acirrar ainda mais os ânimos, atraindo a esquerda e os movimentos sociais para a cena pós-impeachment. Cenário mais provável. A aceleração do ritmo do STF provocará mais incertezas e tensão ao Congresso Nacional. Acredita-se, porém, que tais desdobramentos não devem afetar a governabilidade de Michel Temer

Anulação da chapa Dilma-Temer

Tema de risco médio, não há nem sinal de decisão do TSE sobre o pedido de anulação da chapa Dilma-Temer por financiamento ilícito de campanha. Aparentemente articula-se uma anulação do processo e caso isso não ocorra, haverá um esforço para se consolidar o entendimento de que Temer não poderia ser prejudicado por ato cometido por Dilma Rousseff . E, mesmo que haja um julgamento desfavorável a Temer, a questão subiria para o STF para ser julgada posteriormente. Cenário mais provável. A curtíssimo prazo, o TSE não decidirá a questão antes do impeachment estar sedimentado.

“Sarneyzação” do governo Temer

O dilema do governo Temer em fazer as reformas necessárias e negociar as agendas da reforma com a base aliada faz lembrar a fase final do governo Sarney. No caso de Sarney, base e governo se divorciaram após a Constituinte em 1988. Com Temer o divorcio total é improvável, mas ameaça a abrangência e profundidade das reformas pretendidas pelo governo ou a estabilidade na base aliada. Apesar de desdobramentos da Operação Lava-Jato poderem fragilizar o governo, o risco de uma crise de competência política que gerasse a perda da maioria no Congresso é um cenário pouco provável de ocorrer. Cenário mais provável. Aprovação de uma agenda com avanços equilibrada entre o que o mercado deseja e o que governo pode oferecer, mas com importantes avanços.

Resistência dos movimentos sociais

Até o final do ano, a mobilização dos movimentos sociais que apoiam Lula e o PT deve ser observado com atenção. O crescimento da oposição dependerá do avanço da agenda de ajuste. No entanto, não existe energia política nesses movimentos para a) galvanizar extratos não mobilizados da população e b) desestabilizar o governo a curto prazo. Cenário mais provável. A gravidade das mobilizações será medida pela adesão de setores não engajados. A discreta melhora dos indicadores e sinais econômicos de final de ano pode isolar as mobilizações.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais