Eliseu Padilha: PMDB e PT serão adversários em 2018


O ex-ministro da Aviação Civil e 2º vice-presidente do PMDB, Eliseu Padilha, afirmou que o PMDB se tornará adversário do PT em 2018. Além disso, falou do rompimento do partido com os petistas. Confira:

Como o PMDB reagiu à indicação do deputado federal Mauro Lopes para a Secretaria de Aviação Civil?
A convenção nacional, que é o órgão máximo do partido, aprovou por unanimidade, no dia 12 de março, que nenhum peemedebista poderia assumir cargos no governo pelo prazo de 30 dias. A decisão do deputado Mauro Lopes, que é secretário-geral do PMDB, afrontou a decisão partidária. Acabou o tempo em que o PMDB não reagia. Como consequência, o partido não compareceu à posse de novos ministros e ocorreu um movimento de diretórios estaduais do PMDB pedindo a expulsão de Mauro Lopes. Além disso, há diretórios de 13 estados favoráveis à antecipação, para o dia 29 de março, da reunião do diretório nacional que poderá decidir pelo rompimento com o governo.

O cenário hoje no PMDB é favorável ao rompimento?
Durante a última convenção nacional, houve seis horas de discursos contra o governo. As manifestações no dia seguinte à convenção e as revelações de gravações da Lava-Jato fizeram muitos peemedebistas, que tinham dúvidas sobre o rompimento, mudar de opinião. Assim, hoje, a tendência é que sejam aprovadas as moções pró-rompimento com o governo.

A presença do ex-presidente Lula na Casa Civil facilita uma aproximação com o PMDB?
A posse do ex-presidente Lula, do Joaquim, do Pedro, da Maria para a Casa Civil é indiferente e não altera a posição do PMDB. O posicionamento que o PMDB terá em relação ao governo depende da reunião do diretório nacional. No entanto, a vinda do ex-presidente Lula para o governo, por si só, cria um afastamento natural em relação ao PT. Isso porque Lula já afirmou que será candidato a presidente da República em 2018. Mesmo hoje sendo aliado, o PMDB também terá um projeto próprio de poder em 2018, o que naturalmente o tornará adversário do PT.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais