Doria e Matarazzo disputarão 2º turno das prévias do PSDB


O empresário João Doria e o vereador Andrea Matarazzo disputarão o segundo turno das prévias do PSDB que escolherá o candidato do partido à prefeitura de São Paulo (SP). A nova votação ocorrerá no dia 20 de março. No primeiro turno realizado ontem (28), Doria obteve 43,13% dos votos válidos contra 32,89% de Matarazzo. Em terceiro lugar ficou com o deputado federal Ricardo Tripoli com 22,31%.

As prévias do PSDB mostraram um partido dividido em São Paulo (SP). O vereador Andrea Matarazzo teve o apoio do ex-presidente FHC, dos senadores José Serra e Aloysio Nunes Ferreira, e do ex-governador Alberto Goldman. Já o empresário João Doria Júnior teve o governador Geraldo Alckmin como seu padrinho, enquanto o deputado federal Ricardo Tripoli contou com o apoio do deputado federal Bruno Covas e do presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Anibal, além da simpatia do presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves.

O segundo turno das prévias entre Doria x Matarazzo promete ser bastante acirrado. Nessa disputa, Tripoli deve ser o chamado “fiel da balança”. Embora ainda não tenha anunciado quem irá apoiar, Tripoli tem mais afinidade com Matarazzo.

Doria x Matarazzo e Geraldo Alckmin x José Serra

A disputa entre Doria x Matarazzo, que está dividindo os tucanos, representa a reedição do embate interno no PSDB paulista entre Geraldo Alckmin x José Serra.

A última divisão do PSDB na capital paulista havia ocorrido nas eleições municipais de 2008, quando o então governador José Serra optou pela “neutralidade”, o que acabou beneficiando o então prefeito Gilberto Kassab (na época filiado ao DEM e hoje no PSD), que acabou se reelegendo. Naquela disputa, Geraldo Alckmin foi o candidato do PSDB, mas acabou derrotado ainda no primeiro turno.

No entanto, José Serra e Geraldo Alckmin se reaproximaram em 2009, quando Alckmin assumiu a secretaria estadual de Desenvolvimento, o que lhe deu visibilidade para se eleger novamente governador de SP em 2010. Serra, na época governador, disputou o Palácio do Planalto e acabou derrotado por Dilma Rousseff.

O acordo entre Serra e Alckmin firmado em 2009 serviu para o diretório paulista manter o controle do PSDB nacional, impedindo que o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fosse o candidato do partido a presidente.

O entendimento entre José Serra e Geraldo Alckmin prosseguiu nas eleições de 2014, quando Alckmin reelegeu-se governador e Serra elegeu-se para o Senado na mesma chapa.

Porém, o fato de Serra e Alckmin terem ficado em lados opostos nas prévias deste ano na capital paulista mostra novamente um embate entre eles.

Embora Aécio Neves desponte hoje como o candidato natural do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra e Geraldo Alckmin ainda alimentam o sonho de disputar novamente a eleição presidencial de 2018. Aliás, não foi por acaso que nas prévias do último domingo (28), Alckmin defendeu a realização de prévias para a definição do candidato tucano em 2018.

Mesmo com o controle que Aécio dispõe sobre o PSDB nacional, Alckmin e Serra também estão no jogo. Apesar de Alckmin poder ser candidato a senador e Serra a governador de SP, ambos não devem desistir facilmente da candidatura presidencial.

A resolução dessa questão interna é fundamental para o PSDB, pois também existe a possibilidade de Serra migrar para o PMDB e Alckmin se filiar ao PSB com o objetivo de disputar a presidência, fato que pulverizaria o voto de oposição ao PT no país e traria consequências negativas ao projeto tucano de retomar o comando do Planalto.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais