Do declínio da velha esquerda no Brasil, surge a nova direita


Uma das consequências do declínio dos 13 anos de governo do PT (Partido dos Trabalhadores), quando a política e a economia no Brasil foram conduzidas pela esquerda, foi o ressurgimento da direita. Envergonhados, direitistas antes se autoenquadravam como de centro.

Poucos tinham coragem de se alinhar no campo da direita, como o renomado economista e diplomata Roberto Campos. Pensador destro, Campos assinou a apresentação de O Ópio dos Intelectuais (1955), de Raymond Aron, na edição em português de 1980, obra cujo alvo era desconstruir o pensamento da sinistra.

Levantamento recente d’O Estado de S. Paulo, centenário matutino brasileiro, aponta que a timidez transmutou-se em desinibida militância. As redes sociais – sempre elas – impulsionaram este contingente que nunca deixou de existir, pois atávico em nossa história.

Impulsionada pelos 21 anos da ditadura militar de direita no Brasil (1964-1985), a esquerda tomou conta das academias, do mundo artístico e do pensamento politicamente correto. Sua hegemonia se impunha no patrulhamento de qualquer pensamento divergente.

Até hoje a sinistra classifica os apoiadores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (2011-2016) de “fascistas”. Porém, o rótulo que antes amedrontava hoje é encarado com chacota.

Destaque-se que Rousseff (PT) foi deposta em 2016 por ampla maioria das duas câmaras do Parlamento brasileiro. Para tanto, teve o respaldo dos 11 ministros da Suprema Corte (a maioria indicada pelo PT, inclusive ex-militantes petistas) e da maior parte da população, que saiu às ruas para pedir seu afastamento – o que não indicava apoio ao então vice-presidente Michel Temer, hoje no comando da Nação e igualmente impopular.

A deposição da mandatária, após um longo processo jurídico, baseou-se em bilionária fraude fiscal. Entre outras mazelas, o período Rousseff legou a maior recessão econômica da história do País, a regressão de quase 10% do PIB per capita, inflação de dois dígitos e quase 13 milhões de desempregados – afora um colossal esquema de corrupção desvendado pela Operação Lava-Jato, conduzida pela Polícia Federal e o Ministério Público.

Gays e liberais

Um dos aspectos mais curiosos da nova direita é o descolamento do pensamento econômico liberal dos costumes. Os mesmos que defendem o livre mercado e as privatizações são favoráveis ao casamento gay, por exemplo.

Enquanto preserva à larga em suas fileiras antigos costumes reacionários, a nova direita tem entre seus protagonistas um militante negro homossexual. Assim, até aqui, uma das diferenças entre o que se convencionou chamar de esquerda e de direita é o pluralismo.

No século XXI, a sinistra persiste com os mesmos dogmas centenários; já a destra é multifacetada. O que une direitistas é a rejeição ao pensamento conservador da esquerda.

Não se engane, porém. Os dois grupos preservam raízes e força na sociedade brasileira. Ambos estão desnudos e armados para o confronto.

É dessa mixórdia que deverá surgir um novo Brasil, para o bem ou para o mal. Tal como na perplexidade político-econômica do restante do planeta, ninguém nesta parte do globo sabe onde isto vai dar. Se alguém disser a você que sabe, acredite, está mentindo.

Publicado no site Brazil Monitor em 30/03/17 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais