Diplomacia e intervenções estrangeiras


Nesta segunda-feira, 18, em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve a oportunidade de entender que o período de intervenções militares, pelo menos nesta parte do mundo, não conta com o apoio de nenhum líder que tenha as suas ações ligadas ao bom senso.

Ao convidar os presidentes da Argentina, Brasil, Colômbia, Panamá e Peru para discutir a crise na Venezuela, Trump esperava ouvir apelos para que os Estados Unidos interviessem naquele país, uma vez que a Venezuela caminha a passos largos para a desagregação completa.

No entanto, mesmo aqueles que são alvos permanentes da retórica chavista desestimularam o líder norte-americano a seguir nesta linha. A parceria com os Estados Unidos ainda é absolutamente necessária, mas o modus operandi tradicional encabeçado pelos falcões do Pentágono há muito deixou de ser ordem a ser simplesmente obedecida.

A América do Sul começa a dar passos objetivos em direção à uma nova guinada política ainda que muitos atores prefiram fechar os olhos para esta realidade. Ao que parece, a região conseguiu, apesar dos problemas existentes e da precariedade, sedimentar a ideia de que é possível resolver seus próprios problemas sem a necessidade de tutela exterior.

Uma coisa é aprofundar a cooperação e fortalecer o livre comércio extraregionalmente, outra diz respeito à imposição de determinadas práticas. Intervenções militares estão completamente fora da realidade. Os Estados Unidos precisam compreender isso.

No Brasil, não há apoio sequer para discutir essa alternativa quando a crise na Venezuela é o tema. É fato que a Política Externa Brasileira vem perdendo protagonismo desde a era Dilma e que no atual governo, a agenda é outra, mas ainda assim, tais ilações são descartadas de imediato. O mesmo ocorre em países como a Colômbia, apesar de Maduro voltar sua artilharia contra Juan Manuel Santos.

A crise venezuelana é grave e perigosa para o presente e o futuro daquele país e da região, mas não será a imposição da força que colocará fim à desordem. É preciso abandonar a preguiça de pensar e buscar alternativas novas e eficazes como forma de conter um regime que viola direitos humanos, encarcera oposicionistas e faz de tudo para impedir as liberdades em todas as suas esferas.

Além disso, o discurso de Donald Trump serve apenas para reoxigenar um regime cujo fim é iminente. A Venezuela está isolada politicamente. Como dizia no princípio, a região está experimentando mudanças significativas. A Bolívia, por exemplo, começa a dar passos objetivos em termos de reaproximação com o Brasil.

Há uma agenda que envolve o contrato de importação de gás, a construção de uma usina hidroelétrica binacional no Rio Madeira, a ratificação do Protocolo de Adesão da Bolívia ao MERCOSUL e a cooperação para o combate ao narcotráfico na fronteira comum. Para que tudo isso saia do papel, La Paz precisa baixar o tom em relação ao Brasil.

Além disso, Evo Morales teve a sua pretensão de buscar uma nova reeleição negada (ainda que não tenha desistido disso). No Equador, o atual presidente Lenín Moreno descola-se cada dia mais do antecessor Rafael Correa. No Uruguai, o vice-presidente caiu e há uma crise interna na Frente Ampla. O Paraguai acaba de passar por uma crise superada democraticamente contra a possibilidade de reeleição do presidente.

Por outro lado, os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru) vivem realidades econômicas e sociais muito positivas. Do ponto de vista bilateral e regional, Brasil e Argentina vão aparando arestas, resolvendo problemas comuns e assumindo cada vez mais o papel de líderes no âmbito do MERCOSUL.

É fato que ainda somos a região mais desigual do planeta e uma das mais afetadas pela corrupção. No entanto, o que estamos vendo é um quadro onde a diplomacia tem sobressaído.

É claro que os resultados tendem a demorar, mas quando aparecem são muito mais sólidos e perenes, e é preciso entender essa dinâmica. O que está falindo na região é um modelo sustentado no discurso fácil, mas também regimes que se valeram da preguiça daqueles que detinham o poder em pensar a longo prazo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais