Desgaste na partida


O novo governo ainda não começou, mas alguns dos futuros integrantes da equipe política já começaram a se desentender. É preocupante diante da grave situação econômica, mas não o fim do mundo, como às vezes transparece na mídia.

Temer é um hábil articulador, sabe contornar crises, principalmente uma que ameace seus planos. Outro fator positivo é que seu entendimento com o futuro ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o homem mais importante da equipe, é muito bom.

As medidas preparadas por Meirelles estão em fase de acabamento e em seguida precisarão da habilidade dos operadores políticos para que se tornem fato concreto no Congresso. É nesse ponto que se concentram os problemas.

Com base em vazamentos de informações, o futuro virtual presidente tem sido criticado por escolhas pouco felizes e recuo em supostas propostas. Se verdadeiras, ambas situações são fruto da busca ansiosa por respaldo parlamentar, caso contrário o ajuste fiscal que está no forno não passará no Congresso, levando à repetição dos erros da presidente Dilma Rousseff.

A medida que se aproxima o início do jogo, as definições tendem a ganhar nitidez. Até porque o núcleo de assessores mais próximos depende mais de Michel Temer do que ele do grupo, onde não se destacam parlamentares com mandato.

O presidente que deverá assumir no dia 12 tem um perfil que inspira confiança com base no rumo que já anunciou para a questão econômica por meio de Meirelles: 1) Metas realistas, críveis e que sejam cumpridas; 2) Redução da relação dívida/PIB; 3) Retomada do crescimento.

Como o futuro chefe da equipe econômica é um nome testado e a mudança de orientação aponta para um caminho receptivo por parte do mercado e da população que sofre com a crise, quem criar dificuldades para Temer terá muito mais a perder. Nesse cenário, não parece crível a figura de um presidente prisioneiro de intermináveis desentendimentos de aliados.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais