Desdobramentos do encontro Dilma-Temer


A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer tiveram o primeiro encontro de 2016 na semana passada. Embora parte da imprensa tenha atribuído a reunião a uma tentativa de reconciliação, o encontro foi apenas protocolar.

A relação entre Dilma e Temer, que já vinha deteriorando desde o primeiro mandato da presidente, ficou ainda pior após o vazamento de uma carta enviada pelo vice a Dilma, na qual Temer fez uma série de reclamações a respeito do tratamento que recebe no Palácio do Planalto.

Mesmo sem a proximidade de antes, o vice fez algumas sugestões importantes para a presidente. No entendimento de Temer, Dilma deveria ouvir a oposição e reativar o Conselhão. Para ele, isso ajudaria a promover a pacificação no país e a enfrentar as crises políticas e econômicas.

Uma questão que poderá provocar novos atritos entre a presidente e seu vice é a escolha do novo líder do PMDB na Câmara. Embora o vice-presidente não deva se envolver na disputa, a eventual recondução ao posto do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), de interesse do Planalto, não seria positiva para Temer, já que fortaleceria internamente o PMDB do Rio de Janeiro, principal seção estadual de oposição a ele no partido.

As eleições municipais também representarão outro foco de tensão. Enquanto o PT tentará minimizar o estrago que a crise política pode provocar sobre o desempenho eleitoral do partido, o PMDB se afastará cada vez mais dos petistas, já pensando em se fortalecer para a campanha em 2018.

Apesar das dificuldades de uma reconciliação entre Dilma e Temer, a relação institucional estabelecida entre ambos é um fato positivo para o governo. Principalmente porque focos de tensão entre PT e PMDB, os dois maiores partidos da base aliada, tendem a continuar presentes na agenda política.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais