Ano de migrações partidárias


O ano de 2015 terminou com grandes alterações no quadro partidário nacional. E, nesse sentido, 2016 deve ser ainda mais movimentado em razão das eleições municipais. O fracasso na aprovação de uma reforma política ampla, aliado a um momento político conturbado, deu margem à continuidade do processo de fragmentação partidária.

A aprovação da lei que restringiu a troca de partido por detentores de mandatos eletivos não foi capaz de conter a proliferação de legendas nem a migração de políticos. Além das mudanças entre as legendas já existentes, a criação de novas agremiações contribuiu para aprofundar esse cenário. No ano passado foram criadas três: Partido Novo, Rede Sustentabilidade e Partido da Mulher Brasileira (PMB). Com isso, o Brasil passou a ter 35 legendas com registro na Justiça Eleitoral.

Dos novatos, apenas o Novo não filiou nenhum congressista. A Rede, capitaneada pela ex-senadora Marina Silva, arrebanhou cinco deputados federais e um senador. Já o PMB foi o que mais se beneficiou das trocas. Em menos de um mês de existência atraiu 22 deputados e um senador. O partido também foi um dos pivôs da aprovação da emenda constitucional que abre a chamada “janela eleitoral”.

Há uma emenda à Constituição – pendente de promulgação – que abre uma janela de 30 dias para que políticos com mandatos possam trocar de partido sem risco de perda do cargo. A desfiliação, porém, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

A abertura dessa janela, juntamente com as novas regras de financiamento de campanha, que não permitem doações empresariais, deve potencializar o cenário de mudanças. De olho em condições mais favoráveis para a disputa, muitos políticos vão procurar abrigo em legendas que ofereçam espaço privilegiado e que possam viabilizar suas pretensões eleitorais. Este ano, espera-se um amplo perde e ganha entre os partidos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais