Demissões não atrapalharão Temer


As denúncias contra ministros e políticos peemedebistas não afetam o trabalho do presidente interino Michel Temer. Na avaliação de caciques do partido, as recentes gravações não atingem Temer. “As gravações não podem e não irão interferir nosso trabalho”, afirma o líder do governo, André Moura (PSC-SE). Segundo um ministro palaciano, a ordem é continuar corrigindo os rumos da economia. Por enquanto, as gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado têm “muita fumaça e pouco fogo”.

Verba para agricultores

A Câmara vota nesta terça-feira (31) a medida provisória (MP 715/16) que destina R$ 316,2 milhões para o pagamento de parcelas do Benefício Garantia-Safra. Serão beneficiados 440 mil famílias de agricultores familiares da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela seca no período 2014/2015. A proposta tranca a pauta de votações. O Benefício Garantia-Safra foi criado pela Lei 10.420/02 e é destinado aos produtores que perderam pelo menos 50% da safra, em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas, de culturas como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. O Garantia-Safra é pago em parcelas pela rede bancária da Caixa Econômica Federal. O valor é definido pelo comitê gestor do programa.

Liberação de bingos comunitários

Três comissões da Câmara (de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania) discutem, em caráter conclusivo, o projeto de lei do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC) que libera o funcionamento de bingos comunitários desde que não haja finalidade lucrativa. Hoje, a exploração desses jogos é considerada atividade ilícita (Lei 9.615/98, que institui normas gerais sobre o desporto). A medida alcança os bingos criados com o objetivo de arrecadar fundos para entidades assistenciais, filantrópicas ou religiosas reconhecidas como de utilidade pública no âmbito estadual, municipal e federal.

Combate ao fumo

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado vota na próxima quarta-feira (1), em caráter terminativo, o projeto de lei que estende a proibição de qualquer forma de propaganda de cigarros aos locais de venda e prevê multa para quem fumar no interior de automóveis em que haja menores de 18 anos pode ser votado esta semana. O texto torna obrigatória a padronização das embalagens de cigarros, que deverão conter mensagens de advertência quanto aos riscos e prejuízos do fumo. Também proíbe a importação e comercialização no Brasil de produto que contenha substâncias sintéticas e naturais que possam intensificar, modificar ou realçar o sabor do cigarro. O projeto é de autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP) e relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Cadastro de desaparecidos

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) discute nesta terça-feira (31) o projeto de lei que obriga o governo federal a realizar campanhas para divulgar o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. De iniciativa de Cristovam Buarque (PPS-DF), o projeto altera a Lei 12.127/2009, que criou o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. O senador propôs que o Poder Executivo veiculasse, diariamente, nos intervalos da programação das emissoras de televisão, entre 18h e 22h, informações do cadastro incluindo fotografias das pessoas desaparecidas. O relator, senador José Medeiros (PSD-MT), apoiou o projeto, mas fez uma emenda para dar liberdade ao governo para decidir sobre a melhor forma de divulgar o cadastro. Se aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que delibera de modo terminativo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais