De olho em 2018, Alckmin se movimenta


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), realizou importantes movimentos na semana passada visando às eleições presidenciais de 2018. Promoveu um jantar para a cúpula nacional do DEM no Palácio dos Bandeirantes.

O jantar representou um gesto político para evitar um afastamento ainda maior entre PSDB e DEM. Além disso, Alckmin pretende neutralizar um eventual desejo do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, de sair candidato ao Palácio do Planalto. No cenário traçado pelo governador, ele vê o DEM como aliado e quer evitar que essa legenda se transforme em potencial oponente.

Alckmin intensificou os movimentos em direção ao DEM depois que Maia começou a articular a filiação de dissidentes do PSB ao seu partido com o objetivo de fortalecer a bancada do DEM. Vale recordar que o PSB é visto pelo governador como um potencial aliado em 2018. Ou seja, caso uma parte do PSB migre para o DEM, Alckmin ficará com um aliado enfraquecido.

Maia está valorizando o passe do DEM

Porém, a continuidade da aliança PSDB e DEM, iniciada em 1994, dessa vez não será automática. A fim de robustecer o DEM, Rodrigo Maia, após o jantar com Alckmin, afirmou que seu partido “não tem condições de apoiar os tucanos na eleição presidencial”. Segundo Maia, a prioridade do DEM é eleger cinco governadores em 2018, além de fortalecer a bancada federal.

Embora tenha afirmado que não apoiará o PSDB na disputa do próximo ano pelo Palácio do Planalto, a reedição da aliança PSDB-DEM não deve ser descartada. Ao que tudo indica, Maia está valorizando o passe do partido nas negociações com os tucanos para obter concessões, sobretudo nas disputas estaduais em que o DEM acredita poder eleger o governador (Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, por exemplo).

Como o PSB pode perder força se houver a migração de 14 deputados federais para o DEM, a aliança com o partido de Maia passou a ser muito importante para Alckmin, tanto na eleição para a Presidência da República quanto na sua sucessão em São Paulo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais