Datafolha mostra desaprovação à agenda de reformas


Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 1º, pelo Datafolha revela uma forte desaprovação da opinião pública à agenda de reformas do governo Michel Temer. Esse pessimismo em relação as necessárias modificações nas áreas previdenciária e trabalhista pode ser explicada pelos seguintes fatores:

  1. Como a melhora nos indicadores econômicos ainda não é percebida e o noticiário continua marcado majoritariamente por temas relacionados ao combate à corrupção, há um mau humor quase automático da opinião pública. A combinação desses fatores com a baixa popularidade do governo amplifica a reação negativa às reformas, que são naturalmente impopulares por mexer nos interesses de muitas corporações;
  2. Apesar dos esforços realizados pela equipe econômica em falar sobre a necessidade de reformas, sobretudo a da Previdência, o governo ainda não conseguiu eficiência na comunicação com a sociedade. Como consequência, prevalece a leitura superficial feita por sindicatos de trabalhadores e corporações do serviço público de que as reformas representarão “perde de direitos”;
  3. Em que pese os esforços realizados pelo presidente Michel Temer, o governo também tem sido pouco eficaz na comunicação dos benefícios da reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização. Também contribui para essa avaliação a histórica visão: mudanças na legislação trabalhista “prejudicam os trabalhadores”.

71% são contra a reforma da Previdência

O Datafolha captou uma forte rejeição da opinião pública à reforma da Previdência. Segundo a sondagem, sete em cada dez brasileiros se dizem contrários ao tema (ver tabela abaixo). Apenas pouco mais de 20% dos entrevistados são favoráveis a reforma.

A reforma da Previdência é amplamente desaprovada por homens (69%) e mulheres (73%). Atinge todos os graus de escolaridade: fundamental (64%), médio (73%) e superior (76%). É também igualmente rejeitada por todas as faixas de renda: até dois salários mínimos (70%), mais de dois a cinco salários (74%), mais de cinco a dez salários (68%) e mais de dez salários (65%).

O tema mais criticado na reforma previdenciária é o aumento do tempo de contribuição. Segundo o Datafolha, 40% dos entrevistados são contrários a contribuição de 40 anos exigida para receber a aposentadoria integral; 27% se opõe à idade mínima de 65 anos para homens; 25% não querem a idade mínima de 62 anos para mulheres, enquanto 23% vetam todas essas propostas da reforma.

A rejeição ao aumento do tempo de contribuição pode ser explicada pela avaliação de que “os brasileiros se aposentam muito tarde”. Segundo o Datafolha, apenas 8% dos entrevistados acreditam que se aposentam mais cedo que deveriam. A maioria (52%) acha que se aposenta mais tarde que deveria, enquanto 31% entende que se aposenta na idade adequada.

A notícia positiva para o governo é que a maioria dos entrevistados são contrários as regras diferenciadas para os servidores públicos. Para 58%, os militares deveriam ter as mesmas regras; 55% acreditam no mesmo em relação aos policiais, e 54% tem idêntica opinião sobre os professores.

Maioria acha que reforma Trabalhista beneficia os empresários

Há uma oposição da opinião pública também em relação a reforma Trabalhista. Segundo o Datafolha, para 58% as mudanças na legislação representarão menos direitos para os trabalhadores. 21% responderam que terão os mesmos direitos de hoje, enquanto apenas 11% acreditam que terão mais direitos.

Um dado negativo para o governo é que 64% dos entrevistados avaliam que os empresários serão os maiores beneficiados pela reforma Trabalhista. Somente 21% acreditam que serão os trabalhadores os maiores beneficiados com a reforma.

Por conta dessa percepção, 60% dos entrevistados preferem que as condições de trabalho sejam definidas por lei. Apenas 30% apoiam a livre negociação entre empresários e trabalhadores (30%).

A Reforma Trabalhista, já aprovada pela Câmara, começa a ser analisada pelo Senado nesta semana.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais