Datafolha: Lula lidera e Bolsonaro assume o segundo lugar


Pesquisa divulgada nesse final de semana pelo instituto Datafolha mostra que o cenário da sucessão presidencial de 2018 continua com um elevado grau de indefinição. Foram testados nove cenários, com e sem a presença do ex-presidente Lula (PT) na disputa.

Caso Lula consiga concorrer, é alta a possibilidade do ex-presidente chegar ao segundo turno. Nas simulações em que seu nome é incluído, o ex-presidente tem intenção de voto que varia de 34% a 37%, praticamente 20 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que tem entre 17% a 19%.

Marina em terceiro

Uma novidade em relação às pesquisas anteriores é que Bolsonaro aparece agora na frente da ex-senadora Marina Silva (REDE-AC) e também do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Marina registra entre 9% e 11%, dependendo do cenário. Alckmin, por sua vez, tem índices entre 6% a 9%. Nas outras sondagens, os três pré-candidatos chegaram a estar tecnicamente empatados.

Apesar de seu projeto presidencial ter perdido força nos últimos meses, o prefeito João Doria (PSDB-SP), que tem 5%, ainda tem praticamente a mesma densidade eleitoral de Alckmin. Embora o governador esteja numericamente à frente, os dois estão tecnicamente empatados quando aplicamos a margem de erro (dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Vale registrar que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa (Sem partido) tem a mesma intenção de voto de Marina e os nomes do PSDB. Ciro registra 7%, enquanto Barbosa tem 6%.

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), mostram baixa intenção de voto. Ambos aparecem com apenas 1%.

Cenário não consolidado

Embora o Datafolha aponte para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, esse cenário ainda não está consolidado. Claro que se for novamente candidato, a possibilidade de Lula chegar ao segundo turno é alta. No entanto, ainda não podemos considerar que Bolsonaro esteja consolidado como seu oponente. Caso seja o candidato do PSDB, Alckmin poderá crescer. Além disso, não sabemos o impacto de uma eventual aliança entre Marina e Barbosa, que também poderá alterar o cenário atual.

Caso Lula desista de ser candidato ou fique inviabilizado juridicamente de concorrer, o cenário muda completamente. Sem o ex-presidente na disputa, Jair Bolsonaro é quem assume a liderança da corrida eleitoral, com 21%. Quem também se beneficia da ausência de Lula é Marina Silva, que assume o segundo lugar com 17%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin também ganham pontos na comparação com os outros cenários. Ciro tem 13%. E Alckmin soma entre 11% a 12%. Ao menos por enquanto, Lula não consegue transferir votos para o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que soma apenas 3% das intenções de voto.

Outra consequência importante da ausência de Lula na corrida eleitoral é o elevado crescimento do índice de brancos e nulos, que passa de 15% nas simulações em que o ex-presidente aparece como candidato para mais de 30%. Sem Lula na disputa, Bolsonaro e Alckmin devem disputar uma vaga no segundo turno contra Marina ou Ciro. Hoje, Bolsonaro e Marina levam vantagem sobre Alckmin e Ciro.

Se chegasse ao segundo turno hoje, Lula venceria

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os possíveis adversários: Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%). A vantagem de Lula pode ser explicada pela memória positiva que uma parcela expressiva do eleitorado tem de seu governo, sobretudo na economia. Também indica que as caravanas do ex-presidente pelo Nordeste têm surtido efeito positivo.

Já sem o ex-presidente no segundo turno, Alckmin empataria tecnicamente numa eventual disputa contra Ciro (35% a 33%), enquanto Marina venceria Bolsonaro (46% a 32%).

Índices de rejeição

O presidente Michel Temer é hoje quem tem o maior índice de rejeição: 71%. Apesar de liderar a sucessão de 2018, Lula é o segundo mais rejeitado (39%), seguido por Bolsonaro (28%), Alckmin (27%) e Marina (24%). Doria, Haddad, Ciro e Meirelles são rejeitados por 22%. Já Barbosa é o menos rejeitado pelos entrevistados (15%).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais