Datafolha: desaprovação ao governo Temer atinge 61%


A desaprovação (“ruim”/“péssimo”) do governo Michel Temer cresceu dez pontos percentuais em relação a dezembro de 2016 e chegou aos 61%. Segundo pesquisa do Datafolha, o índice negativo de Temer é similar à taxa de impopularidade apresentada pela ex-presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado (63%), às vésperas da abertura do processo de impeachment.

Embora a aprovação do governo Temer tenha oscilado negativamente um ponto, o índice positivo caiu cinco pontos quando comparado ao resultado de julho de 2016.

O resultado adverso para o presidente Michel Temer captado pelo Datafolha pode ser atribuído aos seguintes fatores:

  1. as denúncias de corrupção contra importantes políticos e ministros, reveladas por ex-executivos da Odebrecht em delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação nas últimas semanas;
  2. a agenda de reformas impopulares (Previdência e Trabalhista) que está sendo liderada pelo governo e votada no Congresso e Senado;
  3. ausência de percepção no dia a dia da melhoria na economia apontada por indicadores, principalmente devido ao elevado nível de desemprego.

A pesquisa não captou o impacto da greve geral realizada na última sexta-feira (28), quando houve manifestações contra as reformas previdenciária e trabalhista em mais de 100 cidades.

Apesar da impopularidade, agenda avança

Apesar da baixa popularidade e do clima social adverso, o governo de Michel Temer não recuará na agenda de reformas. No entanto, devido à insatisfação da opinião pública, o custo político de aprovar mudanças na Previdência e na legislação trabalhista ficou mais elevado. Assim, novas alterações nesses dois importantes projetos, principalmente no texto da Reforma Previdenciária, não devem ser descartados. A apreciação da reforma trabalhista em três comissões especiais do Senado apontam que os Senadores têm intenção de fazer alterações na proposta.

Como Temer tem maioria no Congresso e vem conquistando importantes vitórias no Legislativo, a tendência é que consiga aprovar as reformas. O paradoxo é que, ao avançar nessa agenda, o presidente deve continuar com baixa popularidade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais