Datafolha 2018: Desgaste da política tradicional na corrida presidencial


Mesmo faltando muito tempo para a disputa presidencial de 2018, o Datafolha realizou uma pesquisa de intenção de voto que trouxe importantes informações sobre os potenciais pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Principais conclusões:

  1. Nas simulações de primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT), mesmo acumulando um grande desgaste por conta das investigações que pesam contra ele no âmbito da Operação Lato-Jato, ainda lidera todas as simulações de primeiro turno. O capital político de Lula está bastante concentrado no Nordeste, onde desponta com cerca de 40% das intenções de voto. Hoje, apesar da alta rejeição (44%), o que criaria dificuldades para Lula vencer novamente uma eleição presidencial, o ex-presidente teria uma vaga praticamente assegurada no segundo turno, fato que explica o grande esforço que o PT tem feito para defender a imagem de seu grande líder.
  2. O PSDB, mesmo contando com três potenciais candidato ao Palácio do Planalto (o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o chanceler José Serra), hoje correria o risco de sequer chegar ao segundo turno. Aécio, Alckmin e Serra têm praticamente a mesma densidade eleitoral, com intenção de voto que varia de 7% a 11%. Com qualquer um desses candidatos, os tucanos ficariam atrás de Lula e da ex-senadora Marina Silva (REDE) nas simulações de primeiro turno.
  3. Mesmo afastada dos holofotes, Marina Silva é a grande beneficiada do atual cenário. Hoje, ela teria grandes chances de chegar ao segundo turno e vencer a eleição. Conforme veremos abaixo, a ex-senadora venceria todos os possíveis adversários num eventual segundo turno. Além do recall das disputas presidenciais de 2010 e 2014, Marina se beneficia do sentimento antipolítica existente na opinião pública.
  4. O capital político mais baixo de Lula em relação ao que o ex-presidente tinha no passado, as dificuldades encontradas por Aécio, Alckmin e Serra, a vantagem de Marina no segundo turno e a existência de um contingente significativo (18% a 26% dependendo do cenário) localizado entre o chamado “não voto” (brancos, nulos e indecisos), indica que a polarização PT x PSDB, em vigor na política nacional desde 1994, deve se esgotar em 2018. Mais do que isso, há espaço para uma proposta nova, dissociada da política tradicional. Prova disso é a intenção de voto nada desprezível do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e do juiz Sérgio Moro (Sem partido).
  5. A eventual presença de Aécio, Alckmin e Serra numa eventual disputa presidencial prejudicaria bastante o PSDB, que ampliaria o risco de ficar de fora no segundo turno. Esse cenário hipotético, com a participação de três tucanos, pulverizaria ainda mais a disputa. Nessa simulação, o maior beneficiado é Lula, que ficaria muito próximo do segundo turno.
  6. Tendo que gerenciar uma situação política e econômica bastante adversa, o atual presidente Michel Temer (PMDB) teria grandes dificuldades numa eventual disputa. Hoje, Temer teria menos de 5% das intenções de voto. Cotado como uma alternativa das forças de centro-esquerda, o mesmo ocorre com o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Vejamos abaixo os cenários testados pelo Datafolha:

CENÁRIO 1

Lula (PT) aparece folgado na liderança. Hoje, o adversário do ex-presidente seria Marina Silva (REDE). Mesmo aplicando a margem de erro (dois pontos percentuais para mais ou para menos), Aécio Neves (PSDB) estaria atrás de Marina. Nota-se que Aécio aparece tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro (PSC). Lula, mesmo oscilando dentro da margem de erro, apresenta uma trajetória ascendente desde abril, enquanto Marina e Aécio estão em queda. Brancos, nulos e indecisos somam 26%.

CENÁRIO 2

Com o PSDB sendo representado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o cenário de segundo turno entre Lula e Marina fica ainda mais nítido (ver tabela abaixo). Interessante observar que nessa simulação há empate técnico na terceira colocação entre Alckmin, Bolsonaro, Ciro e Temer. Brancos, nulos e indecisos voltam a somar 26%.

CENÁRIO 3

Com o chanceler José Serra sendo o candidato do PSDB, o quadro é muito parecido com o anterior. Novamente, Lula e Marina é quem se classificariam para disputar o segundo turno. Serra, Bolsonaro e Ciro estariam tecnicamente empatados se considerarmos a margem de erro. Temer, por sua vez, aparece um pouco atrás desse pelotão. Brancos, nulos e indecisos somam 26%.

CENÁRIO 4

Tendo a participação de Aécio, Alckmin e Serra, além de Sérgio Moro e do empresário Roberto Justos, o cenário fica ainda mais pulverizado. Nesse hipotético cenário, Lula também preserva a liderança e estaria no segundo turno. Porém, ocorreria um triplo empate pelo segundo turno entre Marina, Moro e Aécio. Em terceiro lugar, Bolsonaro, Alckmin, Serra e Ciro também apareceriam empatados no limite da margem de erro. Temer e Justos estariam um pouco atrás. Brancos, nulos e indecisos contabilizaram 18%.

Segundo turno: Marina leva vantagem sobre adversários

Apesar de Marina Silva vencer todos os potenciais adversários num eventual segundo turno e Lula aparecer numericamente à frente de qualquer uma das opções do PSDB (Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra), apesar de estarem numericamente empatados, o quadro de 2018 está em aberto. Prova disso é o alto percentual de brancos, nulos e indecisos, que varia de 23% a 28%, dependendo do cenário. Ou seja, praticamente 1/3 do eleitorado nacional.

2o

Hoje, Lula e Marina se beneficiam do recall que possuem. Lula foi presidente durante oito anos e é um personagem atuante na política nacional desde 1989. Marina foi candidata a presidente nas últimas duas eleições. Em relação as opções do PSDB (Aécio, Alckmin e Serra), nota-se que os três têm praticamente a mesma densidade eleitoral, fato que coloca as três opções no jogo para 2018.

A vantagem de Marina Silva nas simulações de segundo turno, somado ao elevado percentual do chamado “não voto” (brancos, nulos e indecisos), sugere que há um espaço disponível não apenas para a quebra da polarização entre petistas e tucanos, mas também para o surgimento de novidade (s).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais