Base de Temer dá nova demonstração de firmeza


O governo de Michel Temer concluiu, dentro do cronograma previsto, a votação da PEC dos Gastos. O placar do 1º turno (61 X 14) foi inferior ao do segundo (53 X 16). Oito votos de diferença se deveram principalmente às ausências. Apenas um senador mudou de voto – Dario Berger (PMDB-SC). Esteve ao lado do governo na primeira votação, mas hoje decidiu votar contra.

As ausências aumentaram de cinco para 11 senadores. Algumas importantes, como a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Fernando Collor (PTC-AL). Uma das explicações é que a votação aconteceu no meio da manhã, justamente quando os senadores estão chegando em Brasília. O primeiro turno aconteceu à noite, com casa cheia.

A queda do placar tem relação com o agravamento da crise política. Não que os ausentes estejam dispostos a migrar para a oposição, mas envolvidos em outras agendas durante o processo de votação.

Reforma da Previdência

A votação da Reforma da Previdência, mais polêmica, exigirá muito mais do governo. No mínimo, a garantia de um quórum superior aos 70 senadores que estavam em plenário hoje. A votação terá que ter presença de todos os senadores aliados.

É relevante que o governo mantenha uma alta taxa de sucesso na votação de matéria com elevada dose de crítica. Isso aconteceu apesar da ausência de coordenação política, divulgação de uma pesquisa altamente negativa e propagação massiva da mais tóxicas das delações da Lava-Jato até agora.

Temer mostrou que ainda conserva elevado potencial de articulação, e que sua maior vulnerabilidade permanece a falta de reação da economia. O mínimo que conseguir nesse campo contribuirá para mantê-lo no controle da situação.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais