Das duas, uma: momento de tratar da reforma trabalhista é agora

Há duas reformas consideradas amargas, mas que terão de ser encaminhadas de qualquer forma e sem demora ao Congresso: a da Previdência e a trabalhista. Ambas são essenciais para a recuperação do ambiente econômico. A previdenciária turbina as medidas de combate ao rombo fiscal. Já a trabalhista visa dinamizar o mercado de trabalho.

Contudo, elas só terão sua aprovação trabalhada seriamente após a eleição municipal. O Palácio do Planalto reconhece que dificilmente os parlamentares votarão temas tão complexos antes desse evento. O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro, e o segundo, no dia 30.

Em um ambiente conturbado, não é recomendável avançar em questões sensíveis. Até mesmo pelo fato de que é preciso tratar de temas internos do governo antes de discutir reformas no Congresso. Como, por exemplo, os cortes de despesas e a ocupação de cargos políticos de segundo e terceiro escalões. E, sobretudo, estabelecer uma estratégia de comunicação. Sem ela, ficará difícil obter apoio da sociedade para as reformas.

As centrais sindicais pediram que o governo se concentre neste momento na questão previdenciária. Somente depois disso querem entrar na discussão da reforma trabalhista. O governo percebeu que o movimento sindical ficou surpreso com o fato de ter sido chamado para negociar a proposta. Para seus líderes, ficar contra é mais fácil do que propor alternativas.

No caso da Previdência, estão em discussão a instituição de idade mínima para a aposentadoria, a criação de uma regra de transição e a equiparação da idade de aposentadoria entre homens e mulheres, entre outros itens. A expectativa é que uma proposta seja apresentada no dia 3 de junho. Tendo sido negociada com os representantes dos trabalhadores, acredita-se que a resistência no Congresso tenderá a ser menor.

A negociação prévia visa amaciar o debate. Com ou sem discussão anterior, porém, a aprovação da reforma previdenciária dependerá de muita determinação política do governo.

Com relação à reforma trabalhista, pelo menos três pontos estão no radar: predomínio do negociado sobre o legislado, mudança no sistema de banco de horas e retomada do projeto de lei que trata da terceirização. Esses temas que enfrentam imensa resistência por parte dos sindicatos. No entanto, com o quadro agudo de desemprego, o momento de tratar da flexibilização da legislação trabalhista é agora.

Neste momento, o assunto volta a ser debatido em todo o mundo, consequência da crise econômica. A Grécia acabou de adotar novas regras, com redução do valor dos salários e elevação da idade mínima para a aposentadoria.

Na França, o governo quer aprovar por decreto uma lei com o objetivo de facilitar as demissões, restringir as horas extras e rediscutir a jornada de trabalho, hoje de 35 horas semanais, para ampliá-la.

Houve reação imediata dos trabalhadores franceses, com ocupação de praças e convocação de greve geral, levando à paralisação de segmentos importantes, como a indústria petrolífera. Os confrontos com a polícia se repetem periodicamente. A França quer flexibilizar seu mercado de trabalho para estimular a economia, algo já realizado na Itália e na Espanha, na esteira da crise do euro.

Recente reportagem mostrou que, nos Estados Unidos, o reajuste do salário mínimo federal incorporou-se à agenda da campanha eleitoral. O presidente Barack Obama determinou também o aumento das horas extras, levando ao dobro do teto do salário anual de quem recebe o benefício, agora de US$ 47,5 mil (R$ 171 mil).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais