Dança das cadeiras reforça projeto para desregulamentar telecom


Ainda parece difícil. Mas a promoção de Nelson Barbosa dá alguma esperança para as empresas de telecomunicações, que sonham com uma nova rodada de desregulamentação em muito breve. O novo primeiro ministro conhece a área e prega mudanças regulatórias capazes de destravar investimentos ainda em 2016.

Isso não diminui o desafio. O contexto econômico, político e jurídico (do setor) é complicado, especialmente para mudar profundamente as fundações de um mercado que gira R$ 200 bilhões por ano, emprega meio milhão de pessoas e tem efeito transversal na economia. Sem falar na capacidade ímpar de irritar da base ao pico da pirâmide social.

O mote é desmontar o regime de concessão para eliminar obrigações contratuais e os custos a elas associados, supostamente liberando mais dinheiro para os necessários investimentos contínuos em mais e melhores redes. A lógica que suporta essa ideia é que não faz mais sentido exigir metas associadas ao telefone fixo quando a demanda é por acesso a internet.

Implementado o mundo como visto do mercado, Oi e Telefônica tendem a ficar mais parecidas com a GVT, que é guiada pela mão invisível e só vai onde entende vantajoso. Pelo planejado em 1998, faz até sentido. A GVT, duas vezes comprada nos últimos cinco anos, é o único sucesso de competição com as concessionárias no desenho da privatização do sistema Telebrás.

O busílis é dar essa flexibilidade sem relegar o Acre a redes do século 19 porque todo o investimento em fibra óptica privilegiou São Paulo. No Brasil, onde metade das pessoas não conhece a internet, será fortuito que um acordo de desregulamentação envolva algum compromisso com a inclusão digital.

Tudo, afinal, converge para a internet. A rede de redes é também um álibi para a revisão do modelo de telecom, uma resposta atordoada contra um cliente que é também competidor. Não é coincidência que executivos de pedigree globalizado tenham faniquitos por conta de um Whatsapp, como taxistas diante de um Uber.

Mas a maior energia será dedicada aos bens reversíveis associados às concessões que, pela Lei, retornam ao poder da União em 2025. Em uma conta que o TCU acredita subdimensionada, são ativos que somam R$ 105 bilhões. Como as redes telefônicas de cobre, por onde ainda trafega metade da banda larga no país.

Não será simples esse exercício de separar a rede privada da pública. Seja pelo subsídio cruzado, em que receitas da concessão irrigaram a infraestrutura do serviço privado, ou pela dificuldade prática de se determinar quantos metros de fibra óptica são associados ao serviço prestado no regime público.

Formalmente, o processo de revisão foi aberto em novembro, com uma consulta pública que continua em andamento. Em tese, as sugestões serão a massa do projeto de Lei que o Ministério das Comunicações gostaria de ver esculpido até abril. Mas se o prazo já parece improvável, mais ainda com o (primeiro) adiamento do período de contribuições, que se encerraria na véspera do Natal.

E ainda assim, a análise da situação econômica das concessões feita pela Anatel recomenda certa urgência, especialmente no caso da BrOi. Como urgentes quaisquer movimentos que ajudem a reanimar a economia. A fome e a vontade de comer combinariam ainda mais com um mínimo de diálogo político, visto que essa é uma agenda apoiada pela oposição e pelo governo.

“A revisão desse marco tem possibilidade de destravar vários investimentos já no ano que vem”, disse Nelson Barbosa há um mês, ao prestigiar o lançamento da consulta pública do Ministério das Comunicações e empenhar seu apoio à iniciativa. “É uma oportunidade que não pode ser perdida”, emendou.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais