Da crise para o Brasil que queremos


Vivemos um momento de crise política, econômica e sobretudo de valores e hábitos. Chamo a atenção para uma profunda crise moral, onde autoridades estão envolvidas em crimes de corrupção e obstrução da justiça, infrações éticas e atos de improbidade. Apesar da angústia e sofrimento provocados pela crise ela pode ser um instrumento que possa tirar as pessoas da zona de conforto, despertando a criatividade.

Crise x Brasil

Segundo Leonardo Boff podemos aprender com a crise brasileira e avançar nos sonhos e utopias no Brasil que queremos e não o País que herdamos sem democracia plena e injusto. Podemos avançar na superação da vergonhosa desigualdade social caracterizada por uma perversa concentração de terras, de capitais e de uma dominação do sistema financeiro, com bancos que extorquem o povo e o governo cobrando-lhe um superávit primário absurdo para pagar os juros da dívida pública. Segundo Boff precisamos reinventar o Estado nacional que atende as classes que detém o ter, o poder, o saber e a comunicação que atende as demandas das oligarquias, deixando sempre o povo de fora. Assim, se faz necessária uma reforma política, com uma nova constituição, fruto da representação nacional e não apenas partidária.

Em 2015 foi instituído o Movimento 2022 – “O Brasil que queremos”, uma parceria da Universidade de Brasília com a ONG União Planetária. O objetivo do Movimento, que é suprapartidário, supra religioso e supra ideológico, é pautar a sociedade na análise e proposição de medidas necessárias para alcançar o Brasil que queremos, com vistas à celebração do 2º Centenário da Independência em 2022. Um de seus fundamentos é a promoção e consolidação de virtudes (fraternidade, ética, solidariedade, etc.) que deverão ser assentadas no incentivo e florescimento dos valores imateriais éticos positivos. Ele se propõe a construir uma nova agenda por meio de diálogo político e construtivo que visa a extinção das desigualdades e o respeito às regras de um mundo civilizado. Os diálogos serão discutidos em grupos de estudos: ciência, tecnologia e inovação; construção geográfica do espaço, cultura; ecologia e sustentabilidade; educação; ética; infância; meios de comunicação; política; relações internacionais, saúde e socioeconômico.

Algumas perguntas foram já formuladas nos diferentes grupos de estudos, entre elas: Como encantar a educação, fazendo da escola um local atrativo? De que modo se pode articular as universidades e demais instituições de pesquisa a outros setores da sociedade, visando diminuir as desigualdades sociais? Numa comunidade ética, qual é o valor que se deve atribuir ao agir político? Com que medidas a sociedade (governo, empresas, cidadãos) pode reduzir as desigualdades sócio espaciais em nossas cidades, sobretudo nas metrópoles? Que modelos de geração de energia limpa são viáveis para implantação imediata, e quais são as pesquisas apontam como perspectivas para o futuro? Por que um país independente, como o Brasil, ainda é tão colonizado em seu imaginário por produtos enlatados e notadamente voltados para a difusão de cenários de violência e de solução de anseios e conflitos por meio da violência? Qual aprimoramento democrático é possível e desejável ao nosso sistema político? Quais são os maiores desafios nas relações internacionais que precisamos enfrentar para impulsionar e acelerar o processo civilizatório da humanidade? Por que a saúde pública brasileira está sempre tão ruim e deficiente? Como resolver a questão do superávit primário? E a questão do pagamento do serviço da dívida? Deverá ser feita uma auditoria cidadã da dívida? A democratização das informações e da comunicação são indispensáveis a uma reforma política?

Nesse momento de crise, a respostas a essas e outras perguntas é um desafio que deverá envolver a todos. Não vamos nos omitir para não corrermos o risco de sermos protagonistas do pensamento de Dante Alighieri: “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais