Cunha não é ameaça a Temer


Envolver o presidente Michel Temer era o maior interesse de petistas em uma delação premiada do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso pela Operação Lava Jato. No entanto, procuradores da força-tarefa da operação veem como “remota a hipótese”. Cunha tem potencial para devastar ministros do governo, senadores e centenas de deputados, mas fazia parte de um grupo político de Michel Temer. O Palácio do Planalto definiu o silêncio como estratégia no caso Cunha, que não ameaça o presidente da República. O governo respira aliviado.

Mudanças no Supersimples

O presidente da República, Michel Temer, deve sancionar nos próximos dias o projeto de lei complementar (PLP 25/07) que estabelece mudanças no Supersimples, programa que oferece tributação reduzida para as micro e pequenas empresas.

A proposta prevê a inclusão de novas categorias no SIMPLES, como microcervejarias, pequenas vinícolas e cachaçarias artesanais. Aliado destes segmentos empresariais, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) acredita que eles vão se fortalecer e gerar novos empregos. “A inclusão das microcervejarias, cachaçarias e vinícolas, é uma forma de darmos competitividade a um segmento que, em alguns casos, são inclusive culturais e regionais, de algum nicho de mercado.

De um produto diferenciado que não pode concorrer com a larga escala, que por si só já consegue concorrer com a alta carga tributária nacional. Isso vai fazer com que esse segmento se fortaleça, seja ampliado e gere mais empregos em nosso país”, argumentou.

Dia Nacional contra a Esclerose

Foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara o projeto de lei (PL 4075/15) que define 21 de junho como Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela). A proposta, de autoria do senador Romário (PSB-RJ), foi relatada pela deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ). Segundo a deputada, o projeto tem apoio das entidades brasileiras que apoiam as pessoas com esclerose múltipla. A Ela é doença neurodegenerativa ainda sem cura que paralisa progressivamente os músculos do corpo.

Visão monocular

Um projeto de lei (PL 6054/16) do ex-deputado Ildon Marques (PSB-MA) classifica a visão monocular – cegueira de um olho – como deficiência visual. Pessoas com esse tipo de perda visual teriam iguais direitos e garantias assegurados aos deficientes com cegueira total. Hoje, a pessoa com visão monocular não está enquadrada expressamente na norma que descreve as deficiências físicas, auditivas, visuais ou intelectuais. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já equipou os direitos em decisão que reserva de cargos públicos a candidatos com tal deficiência.

Demarcação de zonas de amortecimento

A demarcação de zonas de amortecimento em unidades de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e consulta pública, prevê um projeto de lei (PL 5370/16) aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. Tais zonas de amortecimento são espaços de conservação onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas para minimizar os impactos negativos à natureza. A lei atual prevê esse rito apenas para a criação das unidades de conservação. O projeto, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), precisa ser aprovado ainda pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça.

Foro privilegiado

Um projeto de lei (PLS 388/2016) do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) prevê que as ações penais que envolvam o foro privilegiado contra autoridades com prerrogativa de função terão preferência de julgamento sobre as outras. O objetivo da proposta é dar mais celeridade à punição de agentes públicos envolvidos em casos de corrupção. O texto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/1941) já prioriza a tramitação, em todas as instâncias, para processos que apurem crimes hediondos.

Educação em pauta

Está na pauta da Comissão de Educação (CE) do Senado projetos que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (Lei 9.394/1996). A primeira proposta (PLS 208/2016), de autoria do senador Romário (PSB-RJ), impõe aos sistemas de ensino a obrigatoriedade de desenvolver e implantar projetos de atendimento educacional de jovens e adultos com deficiência. O segundo projeto (PLS 293/2014) aumenta a frequência mínima exigida na educação básica para aprovação dos alunos de 75% para 85%.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais