Congresso terá pauta cheia em outubro


Por causa das eleições municipais, os temas mais importantes da agenda legislativa estão sendo adiados para outubro. A pauta da Câmara e do Senado já está carregada de assuntos polêmicos.

Câmara

O tema mais importante para o governo é a PEC dos Gastos. O cronograma prevê sua votação na Comissão Especial na primeira semana de outubro, sendo o primeiro turno em plenário na semana do dia 17 de outubro e o segundo, na semana seguinte. O esforço é para que a PEC chegue ao Senado no início de novembro.

Também começará a tramitar a Reforma da Previdência, que deverá chegar à Câmara no dia 30 de setembro. Espera-se que, ainda em outubro, ela seja analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Há uma movimentação no Congresso, que conta com o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para alterar a Lei da Repatriação. Ela envolve três pontos:

1. Declaração sobre o saldo mantido no exterior em dezembro de 2014, e não sobre os recursos enviados para fora durante todo o ano de 2014;

2. Permissão para que políticos e parentes de políticos também possam fazer repatriação, o que é proibido pela legislação atual;

3. Prorrogação do prazo de regularização do dia 31 de outubro para 31 de dezembro.

O projeto que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras participar com 30% dos leilões do pré-sal pode ser votado na primeira semana de outubro. A tendência é de aprovação. Em seguida, irá para sanção presidencial.

Vale mencionar o Projeto de Lei Complementar (PLC nº 25/2007) que muda regras e tabelas do regime especial de tributação, o chamado Simples Nacional. O objetivo é diminuir impostos e reduzir a burocracia para o pagamento de contribuições de pequenas e microempresas. A proposta aumenta de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões o teto da receita bruta das empresas que podem optar pelo Simples Nacional.

Os governadores pressionam para que seja aprovada mudança no sistema de pagamento de precatórios. Texto aprovado pelo Senado e sob análise da Câmara permite que os precatórios sejam pagos com os depósitos judiciais, ou depósitos administrativos, nos quais o estado, o Distrito Federal ou municípios sejam partes. Outro ponto do texto se refere à autorização para que União, estados e municípios possam vender seus créditos de dívida ativa.

Senado

O projeto de lei que trata da renegociação da dívida dos estados, já aprovado pela Câmara, começa a ser analisado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Outro tema é o projeto de lei de securitização das dívidas, de autoria do senador licenciado e ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB). A proposta autoriza a venda no mercado de parte das dívidas tributárias e dos débitos inscritos na dívida ativa parcelados por contribuintes.

Algumas propostas importantes de emenda à Constituição merecem destaque:

1. A que institui uma cláusula de barreira para que os partidos políticos possam ocupar assento no Congresso;

2. A que acaba com a coligação nas eleições proporcionais;

3. A que acaba com a vinculação automática de subsídios (vencimentos mensais) recebidos por agentes públicos, como servidores, parlamentares e ministros de tribunais superiores, à remuneração de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais