Lula no centro do furacão


A semana termina com o ex-presidente Lula no centro do furacão político. Sem esclarecer sobre sua participação no escândalo revelado pela Operação Lava Jato, Lula foi denunciado pelo Ministério Público e citado em delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, no caso do escândalo do mensalão. No fundo, o ex-presidente se complica e teme a prisão a qualquer momento. Denunciado, ele será julgado pelo juiz federal Sérgio Moro, implacável no combate à corrupção.

Recursos hídricos: compensação financeira

Está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado o projeto de lei (PLC 315/2009) que altera a distribuição da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos entre União, estados e municípios. O relator da proposta, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), apresentou parecer favorável ao texto da Câmara. O projeto reduz o percentual de repasse para os estados – de 45% para 25% – e o transfere para os municípios, que passarão de 45% para 65%. Pela lei em vigor (Lei 8.001/1990), os percentuais de distribuição da compensação financeira são distribuídos da seguinte forma: 45% para os estados, 45% para os municípios e 10% para a União.

Pronatec

O Ministério da Educação liberou R$ 92 milhões para a bolsa-formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os recursos vão garantir a continuidade de 200 mil matrículas do programa e refletem o compromisso firmado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em ter a expansão da rede de educação técnica e profissional como uma das prioridades de sua gestão. O dinheiro contempla oito instituições de ensino que trabalham com educação profissional e tecnológica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Congresso Nacional de Aviação

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) realizará, entre 13 e 14 de outubro, o 1º Congresso Nacional de Aviação. O evento faz parte das comemorações do Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro, e terá como público aeronautas, empresários, parlamentares, agentes políticos, jornalistas, estudantes e todas as pessoas interessadas em aviação.

O presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), destacou o trabalho desenvolvido no Congresso Nacional, inclusive com a discussão do rumo da aviação:

“O 1º Congresso Nacional de Aviação tem uma importância extrema no momento em que a categoria dos aeronautas e o Brasil começam a discutir o seu papel e a sua importância. E debater de maneira adequada, com conteúdo aprofundado, é fundamental para fortalecermos um segmento estratégico para o crescimento do Brasil que é a aviação” – Jerônimo Goergen.

Dívida de agricultores

O deputado Danilo Forte (PSB-CE) comemorou a aprovação da medida provisória (MP 733/16) que trata das dívidas rurais de agricultores das regiões Norte e Nordeste. A proposta oferece descontos para a quitação ou renegociação das dívidas rurais contraídas por agricultores da região de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A liquidação do débito valerá para as dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2011 com o Banco do Nordeste (BNB). Para Danilo, a medida irá reerguer a vida daqueles agricultores cearenses atingidos pela forte estiagem dos últimos anos.

Pena animal

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou projeto de lei que aumenta penas para agressores de animais. Matar, omitir socorro e expor perigo à vida, à saúde ou à integridade física de cães e gatos, por exemplo, poderá dar cadeia de até dois anos. De acordo com a proposta do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), essas penas podem ser aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel. O texto também criminaliza o abandono dos animais e a realização de rinha de cães.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais