Clipping: Depoimentos da Odebrecht no TSE


Ofuscados pelas pautas polêmicas do Congresso e a crise da carne os depoimentos de empresários da Odebrecht estão a pleno vapor. Cada sessão abre mais e mais linhas de investigação no maior escândalo de corrupção da história, não escapa ninguém. Esta semana o ex-presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que “inventou” a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2014 e que “não tem a menor dúvida” de que Dilma tinha conhecimento do pagamento de despesas de campanha com recursos de caixa 2. Ainda sobre as eleições de 2014 o ex-executivo da Odebrecht José de Carvalho Filho disse que o atual ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), lhe passou todos os endereços para o pagamento de R$ 4 milhões destinados ao PMDB durante a campanha eleitoral.

As informações teriam vindo de novos vazamentos o que colocou novamente o ministro do STF e presidente do TSE Gilmar Mendes em posição de ataque:

“Eu deploro seriamente e exijo que nós façamos a devida investigação desse vazamento agora lamentavelmente ocorrido. Eu acho que isso fala mal das instituições. É como se o Brasil fosse um país de trambiques, de infrações”, disse o ministro, nesta sexta (24), em seminário sobre reforma política no tribunal.

Mendes disse que vai providenciar a investigação dos vazamentos de depoimentos ao TSE – embora a corregedoria do tribunal já tenha tomado essa providência. “Isso não pode ser sistematizado. Ou se tem lei, ou se pede a divulgação e se quebra o sigilo. Agora, o vazamento feito por autoridade pública é crime e vamos investigar”, disse.

Parte do depoimento de Marcelo Odebrecht foi publicado pelo site “O Antagonista”, na mesma semana que Mendes criticou duramente o procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pelos vazamentos da lista de abertura de inquéritos da Lava-Jato.

O pecado da carne

Uma semana de Operação Carne Fraca e a defesa do consumidor determina recolhimento dos produtos distribuídos a supermercados e também vendidos a consumidores. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) os frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin, que estão entre os 21 investigados pela Operação Carne Fraca têm até cinco dias para dar início ao recall.

“Diante dos fatos, em 23 de março, a Senacon determinou que Souza Ramos, Transmeat e Peccin iniciem em até 5 dias o recall das carnes provenientes dos estabelecimentos mencionados. Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda”, diz a nota da secretaria.

Segundo a Senacon, quem deve informar aos consumidores quais produtos sofreram adulteração ou serão recolhidos são as empresas, ainda nenhuma delas se pronunciou.

A semana termina com quase 20 países que tomaram medidas restringindo a entrada da carne brasileira em seus territórios. Segundo o ministro do planejamento, Dyogo Oliveira, o impacto da operação Carne Fraca será sentido no PIB afetando o crescimento da economia e o volume de exportações do país.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais