Clima político da semana: Juros e Moraes no STF


Para esta semana, na economia, destaque para a reunião do Banco Central para anunciar a nova taxa básica de juros. O Senado analisa a indicação de Alexandre de Moraes para o STF e o projeto sobre regularização de ativos não declarados de brasileiros no exterior. Se aprovado, segue para sanção. Na Câmara, prosseguem os debates sobre as reformas trabalhista e previdenciária.

Banco Central decide sobre juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne, nesta terça e quarta-feira (21 e 22), para decidir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13% ao ano.

A alta de preços em janeiro (0,38%), que veio abaixo da expectativa, fez o mercado rever a projeção da inflação para este ano, de acordo com pesquisa do Banco Central. A projeção caiu de 4,64% para 4,47%. Abaixo da meta de 4,5%.

Na reunião de janeiro, o Banco Central surpreendeu e cortou os juros em 0,75%. Há expectativa de novo corte. Seria a quarta queda consecutiva, agora de 13% para 12,25%.

TENDÊNCIA: Redução da Selic de 13% para 12,25%

Senado analisa indicação de Moraes para o STF

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa, na terça-feira (21), a indicação do ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma vez aprovado pela comissão, seu nome será submetido ao plenário, o que deve ocorrer no mesmo dia. Para ser aprovado, é necessário o apoio da maioria absoluta dos senadores – 42 votos.

Como o ex-ministro do STF Carlos Velloso recusou o convite para o ministério da Justiça, o presidente Michel Temer procura um novo nome, que pode ser anunciado depois do carnaval. Um dos mais cotados hoje é o do vice-procurador geral da República, José Bonifácio de Andrada.

TENDÊNCIA: Aprovação da indicação de Alexandre Moraes

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais