Ciro vem aí


Ciro Gomes foi lançado à presidência da República na reunião do diretório do PDT, ao qual filiou-se, com a presença da presidente Dilma. O partido a homenageou fechando questão contra o impeachment. Toda essa operação foi trabalhada minuciosamente por Carlos Lupi, presidente da legenda criada por Leonel Brizola e à qual Dilma pertenceu.

Lupi tem vendido Ciro Gomes como o “Plano B” do PT para a campanha de 2018, no caso de o ex-presidente deixar o páreo. Haveria duas razões para isso: envolvimento com escândalos de corrupção ou aprofundamento da crise econômica, agravando seu desgaste eleitoral e do partido. Ex-ministro de Lula, Ciro chamou a atenção durante a semana por causa de entrevistas nas quais dava declarações garantindo que não haverá golpe.

A jogada do PDT é a repetição de uma velha fórmula: Lupi lança nome próprio à presidência, faz uma campanha como força auxiliar do PT, perde e torna-se interlocutor do eleito, o que deu certo com Cristovam Buarque contra Lula em 2006. O passo seguinte é cobrar um ministério em troca de apoio. O que preocupa agora o Planalto é o retorno de Ciro ao centro da cena política.

Político agressivo e sempre atento para aproveitar uma boa oportunidade, ele havia se afastado da presidente quando seu irmão, Cid, deixou o Ministério da Educação fazendo muito barulho. Pouco tempo depois passou a criticar Lula, que segundo Ciro estava fazendo mal ao país com sua excessiva interferência.

O PT teme que em vez de ajudar, como crítico feroz de Eduardo Cunha, Ciro Gomes complique mais o cenário. Ele poderia ser aquele candidato de ocasião, que agradaria ao eleitorado com seu perfil de franco atirador, tipo Jânio Quadros e Fernando Collor. O PT receia que teria mais a perder com sua proximidade.

Leia também:

Ciro Gomes e a retomada do Brizolismo

Principais mudanças na lei eleitoral

Lula: a grave corrosão da imagem do mito petista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais