Caos profundo

O festival de delações que assola o país está alcançando seu clímax. Todos se acusam reciprocamente e lentamente a verdade emerge em meio ao falatório. Em primeiro lugar, está claro que a Petrobras – não apenas ela – foi utilizada fartamente para financiar campanhas e o enriquecimento pessoal de alguns destacados políticos brasileiros. A operação lava-jato conseguiu colocar contra a parede boa parte dos protagonistas. Estão assustados. A maior parte dos políticos, é evidente, pretende alcançar o sonhado acordo que faça com que as investigações parem aonde chegaram.

Ou seja, a tentativa, que não foi bem sucedida, era adotar a regra básica da gafieira. Quem está fora não entra e quem está dentro não sai. Mas as tentativas estão sendo descontruídas pela realidade. O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que foi senador do PSDB, não hesitou em sacrificar amigos de toda a vida na tentativa de reduzir as penas que possivelmente serão aplicadas a ele. Ele cometeu uma deleção antecipada, pública, e jogou os antigos companheiros na fogueira da opinião pública. Queimou suas caravelas. Não voltará à política, nem pelos políticos será amparado.

A operação lava jato já alcançou boa parte de seus objetivos. Os procuradores poderão, a partir de agora, realizar investigações seletivas para clarificar alguns poucos aspectos ainda obscuros da gigantesca manobra de corrupção realizada por empresários, políticos e diretores da Petrobras e outras empresas estatais. O problema não é policial. É político. Boa parte dos parlamentares está envolvida nas tenebrosas transações, assim como esteve o comando do Partido dos Trabalhadores. Não há muito mais o que dizer sobre o assunto. Já há gente cumprindo sentença condenatória. As consequências, contudo, podem abalar seriamente os frágeis fundamentos do governo Temer. É aí que mora o perigo.

O senador Cristovam Buarque ameaça rever seu voto a favor do impeachment. Ele gosta de brincar com suspense. É sua maneira de garantir espaço nos jornais. Se ele, e seu colega de bancada, Reguffe, senador do Distrito Federal, parente, aliás, de Sérgio Machado, mudarem os votos, ficará difícil para o governo obter os 54 necessários para completar o processo de transição. É uma pressão permanente contra o novo comando do Palácio do Planalto. Serão negociações que vão atravessar madrugadas, como tem ocorrido nos últimos meses. É difícil antever o retorno de Dilma. Se ocorrer será uma reversão absurda e imprevisível na política nacional.

A ex-presidente não é bem recepcionada nem pelos seus antigos correligionários. Os petistas, que nunca engoliram a ex-militante do PDT, agora querem distância dela por causa das eleições de outubro deste ano. Quem aparecer abraçado a Dilma em alguma peça publicitária certamente vai perder votos. Até os governadores nos estados governados pelo PT diplomaticamente recusam a duvidosa honraria de recebê-la em seus domínios. Sua presença não ajuda a ninguém. Mas se o governo Temer cair, o Brasil deverá entrar numa situação dificílima. A solução será convocar eleições gerais. A população está saturada dos políticos tradicionais. Será relativamente fácil para algum candidato esperto realizar pesquisa de opinião, saber o que o povo quer ouvir e fazer a campanha no estilo caça aos marajás. Foi assim que Fernando Collor se elegeu presidente da República, por um partido pequeno, sem equipe, nem militância. Só com discurso.

Este é o pior cenário possível. O governo Temer tem as suas dificuldades. Alguns integrantes da cúpula do PMDB estão envolvidos em malfeitos aqui e ali. Dessa constatação deriva a necessidade de acordo para que a operação lava jato pare de produzir vítimas dentro do território da administração federal. Mas a questão política não sensibiliza policiais, procuradores, juízes ou ministros do Supremo Tribunal Federal. Então é razoável supor que a atual administração vá ser alvejada por alguns disparos abaixo da linha d´água. Vai ter que sobreviver ao bombardeio. A alternativa é muito pior. O horizonte da atual administração é arrumar as contas públicas e fazer com que o país consiga chegar a 2018.

Se alcançar estes objetivos, dentro de uma atmosfera democrática, terá conseguido realizar uma proeza invejável. Além de todos os obstáculos, ainda há pelo caminho a eleição municipal deste ano. Eleição é sempre momento de tensão. A temperatura se eleva. Mas se dezembro chegar e o governo Temer estiver no Planalto será sinal de que o pior terá ficado para trás. O objetivo é avançar dia a dia. Realizar eleições para presidente da República agora seria mergulhar o país no caos profundo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais