Câmara vota dívida dos Estados


A prioridade da Câmara esta semana é o projeto de lei que trata da dívida dos estados com a União, cuja urgência foi aprovada por 335 votos a favor e 118 contra antes do “recesso branco”, iniciado em 15 de julho.

O projeto ratifica um acordo fechado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, com os governadores. Seu texto alonga as dívidas dos entes com a União por até 20 anos, entre outras vantagens. Em contrapartida, os estados terão que reduzir as despesas com pessoal e com incentivos fiscais.

O governo vinha enfrentando dificuldades na negociação por conta das contrapartidas exigidas dos governadores. Nesta segunda (8), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles anunciou uma resolução para o impasse.

Para os Estados, fica o compromisso de assumir um teto de gastos com validade de 20 anos, e a limitação de despesas públicas segundo a inflação do ano anterior. Fica também acordada a proibição de aumentos aos servidores públicos por um período de 2 anos.

A contrapartida do governo federal será a de estender o prazo de pagamento da dívida para 20 anos, e conceder descontos inversamente graduais nas parcelas. Em 2016, os Estados estão isentos do pagamento.

Se aprovada pela Câmara, a matéria segue para análise do Senado.

TENDÊNCIA: Aprovação do projeto e envio ao Senado

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais