Câmara pode votar regulamentação do Lobby


Nesta semana, a Câmara dos Deputados pode votar a regulamentação do lobby no setor público. Trata-se de uma questão que há muito vem andando de lado no universo político. A discussão em torno do assunto se arrasta há anos sem uma resolução. Embora o termo lobby, que é originário dos Estados Unidos, designe a defesa de interesse legítimo e republicano perante o poder público, a atividade é abordada de forma pejorativa pela mídia e assim também é entendida pela população. A visão majoritária corrente é de que o lobby representa práticas ilícitas de corrupção a agentes públicos.

Apesar de ser reconhecido como atividade profissional pelo extinto Ministério do Trabalho, não há regulamentação em lei. A pasta incluiu a categoria na lista de Classificação Brasileira de Ocupações como profissional de relações institucionais e governamentais no ano passado. A proposta em pauta na Câmara, o Projeto de Lei nº 1.202 de 2007, visa preencher essa lacuna legal.

Em suma, o texto visa oferecer disciplina ao exercício da atividade no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário. Um dos pontos centrais da proposta é o credenciamento dos profissionais perante os órgãos de atuação, bem como a identificação da entidade ou empresa que são vinculados e a devida publicidade acerca de reuniões com agentes públicos. Também criminaliza qualquer forma de recebimento de vantagens indevidas.

Entretanto, a regulamentação divide opiniões. Se por um lado, muitos defendam uma forte disciplina para a atividade como forma de evitar casos de corrupção como os revelados pela operação Lava-Jato, por outro há um temor de que regramentos excessivos possam limitar o acesso de entidades ou instituições de menor visibilidade a autoridades governamentais. Além disso, como ainda existe uma visão negativa sobre o lobby, há o temor de que a exposição advinda da regulamentação possa surtir efeito contrário, não se alcançando a transparência desejada.

Como o tema entrou na ordem do dia da política, cabe agora ao Legislativo encontrar o ponto de equilíbrio dessa discussão, de forma a garantir princípios democráticos, como transparência, ética, isonomia, pluralidade de ideias e o mais elevado interesse público, mas também assegurar a devida condição de respeito aos profissionais da área.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais