Câmara e Senado elegem novo presidente


O Congresso retoma suas atividades na quinta-feira (02/02). Serão eleitos os presidentes da Câmara e do Senado, além dos demais cargos da Mesa nas duas Casas.

Na Câmara, de acordo com cronograma anunciado em dezembro, o registro das candidaturas pode ser feito até as 23 horas do dia 1º de fevereiro. Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o favorito e deve ser reeleito. No Senado, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), é o nome mais forte na disputa.

A eleição para o comando da Câmara e do Senado não deve deixar nenhuma sequela grave na base aliada. Mesmo que surjam descontentamentos pontuais, o governo tem condições de revertê-los rapidamente.

TENDÊNCIA: Eleição de Rodrigo Maia e Eunício Oliveira

Governo encaminha Reforma Trabalhista ao Congresso

O governo pode encaminhar, esta semana, proposta de Reforma Trabalhista ao Congresso Nacional.

Em entrevista à imprensa, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que as linhas mestras do projeto podem ser resumidas em cinco aspectos: a valorização dos acordos trabalhistas; a jornada de meio turno de trabalho; a ampliação do tempo do contrato temporário de 90 para 120 dias, prorrogáveis por mais 120; e a eleição de representantes dos trabalhadores por empresa.

Há ainda dois projetos sob exame dos parlamentares. Na Câmara, um deles prevê que acordos trabalhistas possam prevalecer sobre o que determina a legislação. Outro, no Senado, trata da regulamentação do trabalho terceirizado.

TENDÊNCIA: Discussão longa no Congresso, que pode interferir na Reforma da Previdência

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais