Câmara: cai o apoio ao governo em março


Levantamento realizado pela Arko Advice mostra que caiu o apoio ao governo do presidente Michel Temer na comparação entre fevereiro e março, quando passou de 55,95% para 47,66%. Foram analisadas 12 votações nominais e abertas na Câmara no mês passado.

O apoio registrado em março foi o segundo menor desde que Temer assumiu a Presidência, em maio do ano passado. A média mais baixa foi observada em dezembro (42,57%). Das 12 votações analisadas, o governo foi derrotado em duas. Na votação da MP nº 751/15, foi aprovada emenda do PT para aumentar de 10% para 20% a quantidade mínima de recursos do programa Cartão Reforma, destinado a residências na área rural. O governo foi contrário.

Outra tropeço foi na votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitia às universidades públicas cobrar por cursos de pós-graduação lato sensu. Eram necessários 308 votos para aprovar a medida e o governo conseguiu apenas 304.

Terceirização

Também surpreendeu o reduzido apoio obtido durante a análise do projeto de lei sobre terceirização – 231 votos a favor e 188 contrários. O placar representou alerta da base para o Palácio do Planalto de que há insatisfações entre os aliados.

Na avaliação partidária, o PMDB foi a segunda legenda que mais se ausentou nas votações de interesse do governo, com índice de não comparecimento de 35,01%. O partido perdeu somente para o PEN (38,88%). Com tantas ausências no PMDB, a legenda ocupa apenas a 11ª posição entre as mais fiéis ao governo.

Os cinco partidos com maior adesão aos projetos do Executivo são PRP (66,66%), PSDB (63,83%), PP (62,05%), SD (60,11%) e DEM (56,60%).

Outras reformas

As próximas reformas na agenda do governo são a reforma trabalhista e da previdência. Com o clima de incerteza causado pela divulgação da lista de políticos citados nas delações da Odebrecht, o governo deverá agir prontamente para garantir o avanço das matérias na Camara e no Senado.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais